terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SÁBADO 05/12/2009

O dia de Sábado é um dia de descanso, separado para adorarmos a Deus por tudo aquilo que fez, faz e fará por nós. Agradecemos também as bençãos recebidas e nos fortalecemos para enfrentar mais uma semana de trabalho. Temos a alegria de rever os irmãos e isso é muito bom, ainda mais acompanhado de um delicioso lanche preparado pelas irmãs. E neste sábado também tivemos o privilégio de receber em nossa igreja o Pr. Muricy e sua esposa Wilma trazendo novidades sobre o V Congresso Geral da UNID que acontecerá entre os dias 24 e 27 de dezembro/2009. Você ja fez a sua inscrição? Participe desse Encontro maravilhoso e vamos nos alegrar juntos na presença do Senhor! Paz Seja Convosco!

sábado, 12 de dezembro de 2009

A LEI DE DEUS E A GRAÇA

A LEI DE DEUS FOI REALMENTE ABOLIDA POR JESUS?
NÃO! JESUS NÃO ABOLIU A LEI, NEM OS MANDAMENTOS.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar (anular), mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. (Mateus 5:17-19)
Jesus disse que não veio para anular a lei e sim para a cumprir e que até que os céus e a terra passem, até o final dos tempos, nada se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.
E SE NADA SE OMITIRÁ DA LEI, AS LEIS ESTÃO EM VIGOR!
CERTA OCASIÃO PERGUNTARAM A JESUS:
Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:36-40)
Jesus lhes disse que desses dois mandamentos dependiam toda a lei e tudo o que foi dito pelos profetas. Por que?
Porque a pessoa que ama a Deus de todo o seu coração sempre estará cumprindo os quatro primeiros mandamentos.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás;
Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão;
Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. (Êxodo 20:3-8)
Quem ama ao próximo como a si mesmo, sempre estará cumprindo os outros seis mandamentos:
Honra a teu pai e a tua mãe.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem coisa alguma do teu próximo. (Êxodo 20: 12-17)
Quando Jesus disse desses dois mandamentos dependem toda a lei, ele estava apenas resumindo os dez mandamentos em duas partes, amor a Deus e o amor ao próximo. Se Jesus tivesse abolido os mandamentos, não teria perguntado ao jovem se ele os guardava.
E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, se não um, que é Deus. Sabe os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terpas um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas! (Lucas 18:18-24).
Se Jesus realmente tivesse vindo para anular a lei, por que Ele estaria cobrando desse jovem o seu cumprimento?
Quando o jovem perguntou quais eram esses mandamentos, Jesus relembrou: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho e honra teu pai e tua mãe. Jesus citou apenas cinco dos dez mandamentos, será que por isso os demais foram anulados?
Certamente que não. Jesus citou alguns apenas como exemplo, e também, porque os outros eram tão evidentes para os judeus que não havia necessidade de os repetir. Todo judeu sabia que não devia ter outros deuses, fazer imagens e se encurvar a elas, tomar o nome de Deus e vão, guardar o sábado, etc.
Jesus cobrou do jovem a observância dos mandamentos, simplesmente porque a lei estava em vigor.
Tiago reafirmou em sua epístola que, qualquer um que transgredir apenas uma das leis é culpado de todas e ele escreveu essa epístola, muitos anos depois da morte de Cristo. Será que ele não sabia que a lei tinha sido anulada? Teria Jesus esquecido de avisar o apóstolo Tiago?
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. (Tiago 2:8-11)
Para alguém ser considerado transgressor de uma lei é necessário que haja uma lei em vigor.