domingo, 13 de novembro de 2011

E quem verdadeiramente ama a Deus? "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele" (João 14:21)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

2 DE NOVEMBRO - FERIADO PAGÃO - SAIBA O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO:

Hoje, 2 de Novembro, é feriado nacional "dia de finados", criado em homenagem às pessoas falecidas. É dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna de seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus. Essa cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos segue os princípios do catolicismo.

Mas você sabe o que a Bíblia diz a respeito deste assunto? Qual o estado do homem após a morte?

O homem é mortal e isto foi o resultado de sua livre escolha. Infelizmente a mentira diabólica do Éden segue arregimentando adeptos, até nossos dias. Ardorosos religiosos e protestantes, concordam com o paganismo grego, espiritismo, catolicismo e religiões místicas, defendem a imortalidade da alma ao ensinar a recompensa imediata após a morte e ao dizer que o homem segue vivendo num mundo espiritual. Esquecem-se de que, se o homem é mesmo imortal, já não necessita de Cristo para ter vida eterna. Tornam obsoleta e desnecessária a ressurreição, pois quem já está no gozo da salvação, no céu ou no paraíso, que necessidade tem de um corpo?

O primeiro casal havia sido advertido que, se comesse da árvore proibida, morreria "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2:17).

O maligno, no entanto, disse o contrário: "Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis". (Gênesis 3:4). Portanto, quem primeiro ensinou que o pecador é imortal foi o diabo.

Deus, conhecedor de todas as coisas, para evitar que o homem pecador se tornasse imortal, colocou um querubim para lhe impedir o acesso à árvore da vida (Gênesis 3:22-24). Isto prova que, mesmo antes de pecar, a imortalidade do homem era condicional à sua obediência. Porva de que todos nós somos mortais!

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente" (Gênesis 2:7).

Alma vivente ou ser vivente, portanto é a união de duas partes: Fôlego de vida + Corpo. Deixando de lado outras conotações, que analisaremos posteriormente, alma é uma pessoa e nada mais. O espírito, no caso do homem, nada mais é que o fôlego de vida, vindo de Deus. Exemplificaremos melhor usando de uma lâmpada elétrica: Ao colocarmos nesta a energia, ela acende e se torna uma luz. A lâmpada apagada seria o corpo, morto, inerte. A energia, o espírito ou fôlego; a luz seria a alma vivente ou ser vivente. O homem era pó e pó voltará a ser, ao sair-lhe o fôlego de vida (Gênesis 2:7; Ec 12:7). Nada resta vivo, na morte!

Espíritos de seres viventes, homens ou animais, é fôlego de vida. Uma vez mortos, seus espíritos (fôlego, sopro de vida) retornam para a fonte: Deus (Gn. 7:21,22; Jó 27:3; Sl. 104:29; Ec 3:19-21; 12:7). Tal espírito, portanto, não representa nenhuma personalidade, mas tão somente uma força vital. Esta é a razão de necessitarmos da ressurreição do corpo, que retém caráter pessoal. (Mt. 27:52). Sem o espírito o corpo está morto (Tg.2:26). O espírito é apenas uma energia. Lembremo-nos de exemplo da lâmpada: sem energia também não há luz. O desenvolvimento intelectual do homem está ligado ao seu crescimento físico. Depende do corpo.

Corpo (pó) + Espírito (Fôlego de vida) = Alma vivente (pessoa ou animal vivente)

Alma vivente - Espírito (Fôlego de vida) = Alma (Pessoa ou ser morto).

Nós cremos como a Bíblia nos ensina, quando a pessoa morre ela volta ao pó da terra. Durante este tempo considera-se que a pessoa esteja "dormindo no Senhor", aguardando o grande momento da Volta de Jesus, onde os salvos em Cristo ressuscitarão e terão o seu galardão: os seus corpos transformados e viverão eternamente.

"Muitos dos que dormem no pó da terra ressurgirão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e o desprezo eterno" (Daniel 12:2).

Estão previstas duas ressurreições: a primeira, para os santos, na vinda do Messias e a segunda, no fim do Milênio, quando os ímpios ressuscitarem para o juízo final. (Ap. 20:4-6, 11-13).

Todos os mortos dormem no pó da terra, logo ninguém, mesmo os heróis da fé, pode estar desfrutando das promessas divinas. Jesus afirmou que os justos ressuscitarão no ultimo dia (Jo 5:28,29; 6:39-44, 54; Ver I Cor. 15:22,23). Ninguém recebe adiantado.

Portanto, crer na imortalidade da alma, é crer em uma mentira, assim não teria fundamento a volta de Cristo.