quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O USO DO VÉU

O uso do véu pelas mulheres, na igreja, atende a dois importantes ensinos da palavra: A hierarquia estabelecida por Deus (Deus/Jesus/Homem/Mulher) e o reconhecimento da mulher quanto a seu dever bíblico de submissão ao varão. Desde o princípio Deus deixou claro que a mulher seria uma auxiliadora e companheira do homem. "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei um adjutora que esteja como diante dele" (Gênesis 2:18). Paulo nos expressa a hierarquia estabelecida por Deus "Mas quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo varão, e o varão, o cabeça da mulher; e Deus, o cabeça de Cristo" ( I Cor. 11:3). O CABELO É UMA HONRA. Em se tratando de mulher, o cabelo é um importante sinal da natureza feminina, é honroso tê-lo crescido, servindo de sinal de submissão ao varão. "Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu". (I Cor. 11:15). Para a mulher é honroso ter o cabelo crescido, pois isso realça a sua natureza feminina. Ao cobrir a cabeça e os cabelos, a mulher passa a estar subordinada diretamente a Cristo e assume uma postura de igualdade com o varão, para poder orar ou profetizar durante as reuniões. O véu lhe concede autoridade! "Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade" ( I Cor. 11:10). Paulo reforça a necessidade desta cobertura questionando: "Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?" (I Cor. 11:13). No entanto, fora das reuniões e longe da presença dos varões, no trabalho, na rua ou na escola, o cabelo é dado em lugar do véu, (não é véu) e nessas ocasiões a mulher não precisa desta cobertura. O véu não pode ser transparente. A palavra véu significa: Tecido com que se cobre qualquer coisa. Velar: Cobrir com véu, encobrir, esconder, ocultar, tapar, etc. O véu precisa ser de pano fechado, para cobrir, esconder, velar.

Conclusão: O uso do véu pela mulher é um ato de obediência a Deus e um reconhecimento de submissão ao homem. Só tem valor o uso do véu para as mulheres que tem os cabelos crescidos, pois o cabelo crescido também é um sinal de submissão fora os serviços de culto. A mulher com cabelos curtos não reconhece a submissão.

" Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem" ( I Cor. 11:07).

2 comentários:

  1. Eu pertenci a uma denominação evangélica que as mulheres também utilizavam o véu nas reuniões, sendo apenas branco e as vezes transparente e já ouvi muitas explicações acerca do uso do véu.
    Mas, confesso que nunca ouvi uma explicação tão precisa em referência ao uso do véu, inclusive a questão do mesmo não ser transparente. Concordo com as explicações.
    Paz seja convosco,
    Marcelo - Rio das Ostras - RJ

    ResponderExcluir
  2. Amém Irmão!Ficamos felizes em saber que a explicação deste estudo ficou mais precisa! A Igreja de Deus não se preocupa tanto com a cor do véu, mas sim com a sua finalidade que através do estudo acima vemos que é a de cobrir todo o cabelo, o véu não pode ser transparente, sendo assim ele perde o seu objetivo. Agradecemos o seu comentário,
    paz Seja Contigo.

    ResponderExcluir