sábado, 3 de novembro de 2012

LIÇÃO 13 - A CERTEZA DE SUA VOLTA

Leitura Responsiva: Apocalipse 22:1-17

Verso Áureo: "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho pra retribuir a cada um segundo as suas obras". (Apocalipse 22:12)


OBJETIVO: 
Recapitular promessas específicas da Bíblia sobre a vinda de Cristo.

INTRODUÇÃO:
A Escritura menciona a segunda vinda mais de trezentas vezes no Novo Testamento e, ao todo, em um de cada vinte e cinco versos. A primeira vinda seria sem sentido sem a segunda, e a segunda não nos daria esperança sem a primeira. Embora a segunda vinda seja lógica, nossa segurança está baseada unicamente nas Escrituras, e não na lógica humana. Sua vinda será literal e visível.

1.- O que Romanos 3:9 -19 diz sobre o motivo porque precisamos de mais do que um simples bom exemplo?

Um grande número de versos da Bíblia fala da segunda vinda de Jesus. Só o Novo Testamento menciona a Segunda vinda centenas de vezes. É evidente que os apóstolos esperavam para breve a volta de Jesus. Sua vinda é muito importante à nossa fé.


2. - O que estes versos prometem? I Tess. 4:14-18 / João 14:1-4 / I Cor. 15:50-55 / Isaías 25:8


3.- Que provas temos de que Jesus voltará? Como Ele vai voltar? Qual é nossa única proteção contra aqueles que dizem que Jesus já voltou? O que acontece na segunda vinda?


Jesus voltará nas nuvens do céu. Então, tudo o que é terrestre e feito por mãos humanas será destruído. Jesus virá para implantar o Reino de Deus aqui na Terra! Ninguém vai morar no céu - ou vai para outra dimensão - como seguidamente vemos e ouvimos pessoas falarem abertamente, contrariando o que a Bíblia diz. As Sagradas Escrituras dizem que os céus são do Senhor, mas a terra deu-a aos filhos dos homens (Sl. 115:16). Como podemos contestar este fato? Quando da volta de Jesus os mortos salvos ressurgirão de seus sepulcros pelo poder de Sua voz. Seu novo corpo será muito melhor do que qualquer coisa desde a queda. Esta é a maior promessa de Deus, a promessa da segunda vinda de Cristo. Sem ela, todas as Suas outras promessas têm pouco valor. É por isso que a segunda vinda merece nosso estudo. É por isso, que frequentemente retornamos a este assunto que nos alegra e nos motiva!

Enfoques sobre a Segunda Vinda:

A Bíblia esboça a Segunda Vinda sob vários aspectos:

1.- Sua certeza: "Voltarei" (João 14:3)
2.- Sinais dos tempos: Veja Mateus 24
3.- Condições sociais antes da segunda vinda: veja Mateus 24:37-39
4.- A inutilidade da marcação de datas: veja Mateus 24:36; Atos 1:7; I Tess. 5:1-3.
5.- A visibilidade: veja Mateus 24:27; I Tess. 4:16 e 17.
6.- Tentativas de imitar a segunda vinda: veja Mateus 24:26.
7.- Um contínuo senso de urgência: veja I Tess. 5:8-11; Hebreus 9:28;10:23.
8.- O significado de comunicar o evangelho antes da segunda vinda:veja Mateus 24:14; Atos 1:7 e 8.


Preparação pessoal:

A maior parte do que a Bíblia tem a dizer sobre a segunda vinda trata da preparação pessoal. Em II Pedro, o apóstolo discute diversos enfoques mencionados anteriormente, mas termina perguntando: "Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a Sua vinda" (II Pedro 3:11 e 12).
A Escritura retrata a preparação pessoal como um estado de prontidão ininterrupta baseada no fato de que a segunda vinda tomará a todos de surpresa (Mateus 24:42-44).


Nenhum comentário:

Postar um comentário