Antes da vinda de Cristo a aliança com Deus era feita através da circuncisão, este era o pacto que Deus estabelecera com Abraão, para seu povo. Após sua vinda uma nova aliança com Deus foi estabelecida, o batismo. O próprio Jesus embora não tivesse pecado, deu o exemplo sendo batizado. O batismo simboliza a lavagem dos nossos pecados. A pessoa ao ser imersa nas águas, leva com ela todos os seus pecados e retorna limpa e purificada para uma nova vida. Ela nasce de novo.
EM NOME DE QUEM DEVE SER FEITO O BATISMO?
A fórmula batismal realizada pelos apóstolos foi em nome de Jesus Cristo. "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38). " E mandou que fossem batizados em nome do Senhor Jesus". (Atos 19:05). "E, agora, por que deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (Atos 22:16). Os apóstolos batizavam em nome do SENHOR JESUS CRISTO.
ESTARIAM ELES ERRADOS AO BATIZAR EM NOME DO SENHOR JESUS? NÃO!! Por que não? PORQUE EM NENHUM OUTRO NOME HÁ SALVAÇÃO. " E em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". ( Atos 4:12). Tudo deve ser feito em nome do Senhor Jesus Cristo, então com certeza o batismo também deve ser feito em nome de Jesus.
MAS EM MATEUS 28:19 DIZ QUE É PARA BATIZAR EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo". O texto diz: Batizar em nome do Pai. Pai não é nome, é título, todo homem que tem filhos é pai. Qual é o nome do Pai? Deus? Deus é um título dado a todas as divindades, inclusive aos deuses pagãos como por exemplo: Dagom, deus dos filisteus, Baal, deus da rainha Jezabel, Zeus, deus dos gregos, etc. O nome de Deus, pai de Jesus não é conhecido. O nome do filho é Jesus Cristo. E o nome do Espírito Santo, qual é? O Espírito Santo NÃO é uma pessoa, ele é impessoal, não tem nome. Ele é designado na Bíblia por símbolos impessoais como: vento, fogo, água, óleo, selo, pomba, lâmpadas, etc. As características impessoais do Espírito revelam-no como o PODER DE DEUS e não como uma personalidade, ele é mencionado como sendo derramado, espargido, vertido, assoprado, e enchendo pessoas. Portanto o Espírito Santo é o poder de Deus que se manifesta entre os homens que o temem. Logo após o batismo, o pastor, através da imposição de mãos, invoca a presença do Espírito Santo sobre a vida da pessoa batizada.
A igreja de Deus não aceita batismo de crianças, pois o batismo como vimos antes simboliza o arrependimento e a lavagem dos pecados e a criança não tem essa noção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário