sábado, 3 de outubro de 2009

O SIGNIFICADO DAS FESTAS LEVÍTICAS NOS DIAS ATUAIS SEGUNDO A BÍBLIA SAGRADA

Em Levíticos 23 está escrito sobre as festas que os filhos de Israel deveriam praticar. São elas: Páscoa (Pessach), As Primícias, Petencostes ou Festa das Semanas (Shavuot), Dia da Expiação ou Dia do Perdão (Yom Kippur) e a Festa dos Tarbenáculos ou Festa das Cabanas (Sucot).
Cada festa tinha um significado e o principal objetivo da comemoração destes eventos festivos era de oferecer ofertas e sacrifícios. Reuniam-se todo o povo para esta finalidade, pois havia relação com algum acontecimento da história de Israel ou com a produção da terra. Elas foram instituídas como sombra das coisas que haviam de vir. Levítico 23:37 " São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifícios e libações, cada qual em seu dia próprio". Levíticos 23 faz correspondência com o Novo Testamento em Efésios 2:15; Colossenses 2:14-17; Hebreus 9:9-10 e Hebreus 10:1 que diz o seguinte: " Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem". Isto significa que a Lei consistia em ordenanças e a cédula que era contra nós são os mandamentos da lei de Moisés que estavam vinculados aos serviços do santuário ou do templo. O apóstolo Paulo declara que os membros da Igreja estão livres destas obrigações, justificando seu ensino no fato de que o Senhor, na cruz, os tirou do meio de nós. As leis cerimoniais foram dadas para nos conduzir até Cristo (Romanos 10:4; Gálatas 3:24). Haverá uma festa em Jerusalém quando o Reino Milenar for estabelecido. Porém, não devemos confundir tal evento com as solenidades da Antiga Aliança (Isaías 25:9; Lucas 22:15-18; Apocalipse 19:6-9). No Milênio não serão comemoradas as festas do antigo pacto. Se fossem, teríamos que também voltar ao sacerdócio levita, oferecendo sangue de animais para expiação do pecado. Até a santa ceia, que celebramos anualmente, terá seu desfecho na volta do Senhor, segundo I Cor. 11:26. Portanto, a palavra dos profetas e a doutrina dos apóstolos nos fazem crer que vivemos um Novo Testamento, no qual não há espaço para as formalidades do culto cerimonial. Vivemos o REINO ESPIRITUAL ou da graça, com Cristo reinando em nossos corações. As pessoas que ainda procuram se moldar segundo as regras da lei mosaica precisam estudar e entender que por meio da já estamos em OUTRA DIMENSÃO DOS PLANOS DE DEUS. Estamos à disposição para envio de materiais de estudo. Qualquer dúvida entre em contato conosco ou com a UNID no endereço abaixo: http://www.igrejasdedeus7dia.com.br/ Envie-nos também sugestões de estudos, será um prazer estudar com você!

2 comentários:

  1. Concordo que de "certa forma" Cristo está reinando atualmente em nossos corações, pelo motivo de aceitarmos pela fé seus ensinos e nos moldarmos a suas doutrinas, mas penso eu que na verdade Cristo somente reinará completamente quando for inaugurado o Reino Messiânico, por ocasião de sua parusia (2 Timoteo 4:1).
    Determinadas passagens bíblicas que parecem dar a idéia de um reino desde o início da era apostólica, para mim são perfeitamente inteligíveis pelo lado da fé, ou seja, nós "estamos" no reino quando "pela fé" nos apropriamos das leis deste amado reino (1 Pedro 5:1) e (Apocalipse 5:10), mas veja que já apocalipse 20:4,6 diz que estes "reis e sacerdotes" reinaram com Cristo 1000 anos, na terra, não pode estar se referindo ao momento atual, mas sim na terra vindoura em que Cristo irá reinar. Que O Único Deus vos abençoe.
    Marcelo Valle

    ResponderExcluir
  2. Adorei o estudo,espero que possa ser muito util para o conhecimento daqueles que ainda não fazem parte da nossa pequena e feliz familia.

    ResponderExcluir