quarta-feira, 17 de março de 2010

A MORTE DE JESUS NA QUARTA-FEIRA

Qual será realmente o dia da semana que Jesus morreu? Jesus pediu aos apóstolos que lhe preparassem a páscoa e na tarde daquele dia, após o pôr-do-sol, comeu com eles. TERÇA-FEIRA - 13 De Nissan. Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos (Mt. 26:20). A páscoa inicia-se ao pôr-do-sol do dia 13 e vai até o pôr-do-sol do dia 14.
QUARTA-FEIRA - 14 De Nissan - Páscoa
No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do SENHOR. (Lv. 23:5). " E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. (Êx. 12:6). A páscoa é comemorada no dia 14 de Nissan. A tarde os carneiros ou cabritos eram sacrificados. Jesus foi crucificado no dia da páscoa e morreu a tarde por volta da hora nona (15 horas) e permaneceu na cruz ainda por algumas horas até que os soldados tivessem certeza que ele estava morto. "Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado)" Jo.19:31. Ao entardecer os judeus pediram a Pilatos que o corpo de Jesus fosse retirado da cruz. A preparação da páscoa acontece no dia 14, na véspera do primeiro dia dos asmos, dia 15 de Nissan. Pois era grande o dia de sábado. Os sábados semanais, conforme o mandamento não eram chamados de grande, somente os sábados anuais, porque eram feriados nacionais (Lc. 23:54 e 55).
QUINTA-FEIRA - 15 De Nissan
Primeiro dia dos Asmos - Grande dia de sábado. Nesse dia os judeus comemoram a saída do seu povo do Egito, por essa razão ele foi chamado de O GRANDE DIA DE SÁBADO.
SEXTA-FEIRA - 16 De Nissan
Dia comum. As mulheres compraram aromas e prepararam as especiarias e unguentos para embalsamar o corpo de Jesus. Após todos esses preparativos, o sol estava se pondo, começava o sábado semanal e elas repousaram conforme o mandamento. Portanto nessa semana houve dois sábados, o sábado cerimonial e o sábado semanal conforme o mandamento.
SÁBADO - 17 De Nissan
Jesus estava preparando os seus apóstolos, e lhes dizia que, Ele seria morto e que depois de três dias ressucitaria. Muito embora Jesus tenha feito muitos sinais, os escribas e fariseus duvidaram que ele fosse realmente o Messias e lhe pediram um sinal. "E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol, e diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entretanto no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas. Porém ele disse-lhes: Não vou assusteis; buscai a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressucitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram." (Mc. 16:2-6). Aqui em Marcos não relata a hora exata. Em Mateus 28: 1-6 revela o tempo certo. Ele escreve que, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário