quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CONFISSÃO E PERDÃO

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se porém, não perdoardes aos homens suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14,15)
Como procedemos quando alguém nos destrata ou nos ofende? Deixamos de lado e perdoamos? Ou ficamos exigindo que aquela pessoa venha até nós e peça desculpas?
Sábado, dia 04/09, o Tema da Lição que estudamos foi CONFISSÃO E PERDÃO. Um assunto muito delicado pois há um requisito fundamental, Deus promete nos perdoar somente se perdoarmos aquele que nos ofende. Deus acompanha de perto o que acontece conosco, é difícil muitas vezes de enfrentarmos esta situação, porém Deus saberá dos nossos esforços. Devemos orar por essas pessoas, porque são usadas pelo inimigo de Deus para nos atormentar, nos machucar. Se você está com algum problema em sua vida, seja na saúde, no emprego, dívidas, entre outros, analise sua vida, quem sabe exista alguma coisa que ficou mal resolvida, uma confissão a ser feita, um arrependimento sincero, um perdão de verdade, pois Deus ouve as orações dos sinceros de coração, pois está escrito que se há algum desentendimento entre você e seu irmão, precisa haver primeiramente o perdão para assim poder oferecer uma oração ou uma oferta digna à Deus.

Temos que ser misericordiosos com quem nos ofende para recebermos misericordia no dia do juízo segundo Tiago 2:13 "Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo." Se eu tenho amor pelos meus irmãos esse amor será ligado no céu, no trono de Deus.
Misericórdia de acordo com o Dicionário da Bíblia de Almeida, significa "Bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas (Êx. 20:6; Nm. 14:19; Sl. 4:1). Esta disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o Seu povo até o final dos tempos.
Queridos, o amor de Deus para com o seu filho foi imenso, muito grande .... Jesus morreu na cruz por causa dos nossos pecados. Jesus foi humilhado, foi machucado e perdoou aqueles que o ofenderam. Jesus rogou ao Pai que perdoasse seus assassinos antes de morrer. Igualmente fez Estevão, ao ser apedrejado. Quem somos nós para não perdoar o nosso próximo? Não existe limite para o perdão, a Bíblia nos ensina a perdoar sempre e temos que fazer o possível para esquecer, pois caso contrário o perdão não foi sincero. O orgulho tem que ser deixado de lado, pois assim como queremos o perdão de Deus, precisamos ser humildes e perdoarmos também.
Estudamos na lição também que o pecado encoberto PREJUDICA a Igreja e ESCANDALIZA a Palavra de Deus. Diante de Deus nada passa despercebido e a confissão sincera ao Senhor e ao ministério é decisão sábia. Se ficarmos calados, vai parecer que estamos concordando com o ato e nada teremos a reclamar das consequências de nossas negligências. Se o faltoso for da diretoria ou do ministério, deveremos recorrer às instâncias superiores, como Concílios e mesmo ao Conselho Eclesiástico e, se necessário, ao Supremo Concílio. Estas providências devem ser tomadas o mais rápido possível, para que outros não sejam afetados, pois quando há pecado a Igreja não anda bem!!
VAMOS REFLETIR SOBRE ISSO!!
PAZ SEJA CONVOSCO!

Um comentário:

  1. Muito bom. Que todos nós possamos saber perdoar ao nosso próximo a cada dia, pois se Jesus que foi perfeito perdoou os que o ofenderam quanto mais nós que somos imperfeitos temos o dever de fazê-lo.

    PSC e bom sábado.
    Karen

    ResponderExcluir