quinta-feira, 16 de setembro de 2010

YOM KIPPUR - SAIBA O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO!

Aproxima-se a Festa do YOM KIPPUR, uma das mais importantes datas judaicas, também conhecida pelas Escrituras como o DIA DA EXPIAÇÃO, DIA DO JUÍZO E SHABAT DOS SHABATOT. Yom Kippur ocorre ao décimo dia do sétimo mês. É um dia sagrado para os judeus, pois acreditam que YHWH julga os pecados da nação de Israel e provê expiação. Yom Kippur também é conhecida como "Dia da Redenção" ou "Dia do Perdão". É o momento em que os judeus querem estar unidos e em paz com o seu Juíz dos Céus, bem como com toda a família, amigos e vizinhos. Todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kippur. Desde os tempos do Tabernáculo, o Yom Kippur reflete a Purificação do Tabernáculo e de tudo que havia nele para iliminar as impurezas que o contaminaram, pois o Templo, estando no meio da Congregação, impregnava-se das impurezas de todo o povo, por meio das oferendas de sacrifícios, as faltas cometidas, portanto reflete a transferência do pecado. O pecado era transferido do povo para o bode expiátório, o qual morria. Ao morrer, tomando sobre si os pecados do povo, promovia expiação por eles. A explicação sobre este ritual, encontra-se no livro de Levítico 16. Aarão transmitia os pecados e delitos da congregação ao bode expiatório através do ato de pôr a mão sobre o animal, e depois era conduzido ao deserto e jogado sobre um monte forte e duro. Portanto dois bodes eram escolhidos, semelhantes em aparência, altura, custo, e momento de seleção para que não houvesse diferença entre eles. Era lançado sorte sobre os dois bodes: uma para o Senhor, e a outra, para o bode emissário. O bode sobre que caia a sorte para bode emissário, era apresentado vivo perante o Senhor, para fazer expiação por meio dele e era enviado ao deserto como bode emissário. A expiação obtida através do Yom Kippur é muito mais elevada que aquela conseguida através do arrependimento, pois neste dia os judeus e Deus são apenas um. O judeu une-se com Deus para revelar um vínculo intocável pelo pecado, sem obstáculos. Segundo os judeus este é o único dia do ano que tem cinco serviços de prece, correspondendo aos cinco níveis de alma. Na última prece do serviço, chamado de "Ne'ila" que significa "trancar", indica que naquela hora os judeus estão trancados sozinhos com Deus. A expiação não é meramente a remissão da punição pelo pecado; significa também que a alma de um judeu é purificada das máculas causadas pelo pecado. Além disso, não apenas nenhuma impressão das transgressões permanece, como as transgressões são transformadas em méritos. Sua alma é então purificada. O próprio pecado deve ser visualizado como uma contribuição ao processo de teshuvá. Yom Kippur, então, é um dia no qual não existem fatores externos, neste dia ninguém trabalha, pois é FERIADO.
Voltando ao Cerimonial do Dia da Expiação, os dois bodes tinham íntima participação no processo expiatório.Um bode tinha que morrer e derramar o seu sangue, enquanto o outro bode tinha que levar sobre si todas as iniquidades confessadas pelo povo de Israel e também levá-las para fora do arraial . Jesus realizou o trabalho dos dois bodes, ele representa os dois bodes. Jesus morreu, derramou o seu sangue por nós e levou sobre si os nossos pecados. No calvário, Jesus realizou uma obra plena, completa. A Bíblia diz que Jesus efetuou um sacrifício ÚNICO de uma vez por todas, NADA ficou para depois. Hoje o crente é purificado através do BATISMO. Os pecados são cancelados no momento em que a pessoa é batizada em NOME DE JESUS. Hoje para nós da IGREJA DE DEUS não precisamos e NÃO DEVEMOS praticar a Festa do Yom Kippur, pois assim estaríamos sacrificando a Cristo novamente.
Veja, os judeus possuem um Livro de orações chamado de SIDUR, composta pelos grandes profetas após a destruição do primeiro templo. As preces judaicas do SIDUR realizada pelos judeus SUBSTITUEM OS SACRIFÍCIOS realizados naquela época. Hoje em dia, no lugar das oferendas, existem essas preces. COMO PODEMOS CONTINUAR PRATICANDO ESSAS FESTAS? COMO NÃO PERCEBER QUE JESUS É SUPERIOR A TUDO ISSO? NÃO SE DEIXE ENGANAR! A ÚNICA CERIMÔNIA QUE JESUS NOS ORDENOU QUE PRATICÁSSEMOS É A SANTA CEIA PARA LEMBRARMOS DE SUA MORTE.
QUE DEUS TE ILUMINE NO ENTENDIMENTO E SABEDORIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário