terça-feira, 17 de julho de 2012

LIÇÃO 01 - O QUE SE FALAVA ANTES DA TORRE DE BABEL

Leitura Responsiva: Salmo 2


Verso Áureo: " E era toda a terra duma mesma língua, e duma mesma fala". (Gênesis 11:1)


OBJETIVO:
Mostrar ao estudante que nos primórdios da vida sobre a terra existia apenas um idioma; que Deus se comunicava com os homens neste idioma e que o mesmo não era o hebraico.


INTRODUÇÃO:
Como noção introdutória da lição deste trimestre, vamos tecer algumas considerações a respeito da humanidade antes da torre de Babel. A história sacra que nos é contada sobre este tempo traz o relato da criação, a formação do Jardim do Éden, a tentação e queda do homem, a corrupção da terra e o grande dilúvio universal. Apenas um idioma era falado por todos os habitantes do planeta, pois foi somente no episódio da torre de Babel que o Eterno confundiu a língua das nações. Assim, surge uma pergunta que deve ser respondida à luz da teologia bíblica: O que se falava antes da torre de Babel?


1. - Havia comunicação entre Deus e o homem no Jardim do Éden? (Gênesis 3:8-10)

Para meditar: Em qual língua o Senhor dialogava com Adão e Eva?


2. - Na sequência, qual foi o próximo diálogo de Deus com alguém? (Gênesis 4:8-12)

Para meditar: Em qual língua o Senhor falou e repreendeu a Caim?


3. - Que importante aliança foi firmada entre Deus e a humanidade antes da confusão das línguas? (Gênesis 9:8-16)


A Providência se revela no pacto que o Eterno estabeleceu com Noé e sua posteridade. O Criador firmou este concerto verbalmente, usando de um meio de comunicação que não era o idioma hebraico.


4. - Por que afirmamos que o hebraico não existia antes do acontecido na torre de Babel?

O que se falava antes da torre de Babel era uma língua comum e universal, a mãe de todas as outras que passaram a existir depois. Foi nesta língua que Deus conversava com os homens. O hebraico, como idioma conhecido, tem origem na família semita que começou a se formar cerca de um século após o dilúvio.


5. - O que torna algo sagrado e lhe confere caráter de religiosidade?

Vejamos os exemplos de Êxodo 3:4,5 e Josué 5:13-15. O que santificou as escarpas do monte Horebe e a região vizinha de Jericó? Indubitavelmente foi a presença de Deus. Hoje, quem vai a estas regiões não precisa tirar os sapatos dos pés. A santidade se manifestou no momento em que estes lugares antenderam a um propósito divino.


6. - Podemos dizer que o mesmo pode ser entendido quanto a um idioma?

Certamente. Um idioma é sagrado quando é usado para revelar a verdade. Pense no caso de Nínive, no texto de Jonas 3:1-5. Em que língua Jonas pregou aos ninivitas? Provavelmente em aramaico, pois este era o idioma falado na cidade. Desta forma, entendemos que o aramaico, naquela ocasião, recebeu um tom de santidade.


7. - Que prova bíblica temos de que Deus pode usar um idioma diferente do hebraico para comunicar e estabelecer seus propósitos no mundo? (Isaías 28:11; I Coríntios 14:21)


CONCLUSÃO:
 Em tempos remotos a humanidade falava uma única língua e certamente era este o canal de comunicação entre o Criador e seus filhos. Após o evento da torre de Babel e por iniciativa do próprio Deus os homens foram confundidos na linguagem e assim teve início a formação das nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário