terça-feira, 17 de julho de 2012

LIÇÃO 02 - A ORIGEM DO HEBRAICO

Leitura Responsiva: Salmo 19


Verso Áureo: "E a Sem nasceram filhos, e ele é o pai de todos os filhos de Éber e o irmão mais velho de Jafé" (Gênesis 10:21)

OBJETIVO:
Saber exatamente em qual momento da história tem origem o idioma hebraico.


INTRODUÇÃO:
O estudo deste Sábado é de extrema importância para a compreensão da lição do trimestre. O estudante deve ler e tentar memorizar as informações contidas na árvore genealógica das nações apresentada no capítulo 10 do livro de Gênesis. Apresentamos um pequeno resumo sobre as nações que se formaram depois do dilúvio e da torre de Babel e em que tempo aparecem as línguas semitas. Vamos conhecer quais são os povos parentes dos hebreus e que influência estes exerceram sobre os israelitas.

1. - Quais os nomes dos três filhos de Noé? ( Gênesis 5:32; 10:1)

2. - Quais foram os filhos de Jafé? (Gênesis 10:2-5)

Os filhos de Jafé emigraram para o norte e se estabeleceram nas terras costeiras dos mares Negro e Cáspio. Foram os progenitores das raças brancas da Europa e da Ásia.

3. - Quais os povos que descendem dos filhos de Jafé?

Os cimerianos, citas, medos, gregos, frígios, capadócios e trácios pertencem ao tronco da família jafética. Os gregos têm origem no filho de nome Javã.

4. - Que povos e raças são provenientes de Cam? (Gênesis 10:6)

Os filhos de Cam se fixaram no continente africano, pois Cuxe é a Etiópia, Mizraim é o Egito e Pute é a Líbia. De Canaã surgiram os cananeus, aqueles mesmos que viveram nas terras que posteriormente os israelitas ocuparam.

5. - O que podemos conhecer de Sem e seus descendentes? (Gênesis 10:22)

Cinco foram os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Estes se estabeleceram na Arábia, nas terras adjacentes aos rios Tigre e Eufrates e no Oriente Médio. O esquema a seguir alista as nações que deles vieram a existir:


Elão           =  Elão (Jeremias 49:34-39)
Assur         = Assíria (Isaías 19:24,25)
Arfaxade   = Caldéia (Ezequiel 23:15)
Lude          = Lídia (Ezequiel 27:10)
Arã            = Síria (II Reis 6:24)


Entenda: Os elamitas, assírios, babilônicos, lídios e sírios são povos semitas. Note que a nação chamada Síria existe até hoje com este nome. Os sírios são também chamados de arameus, de onde vem o idioma aramaico (Gênesis 25:20). Abraão, pai de Israel, vem da linhagem de Arfaxade, portanto, era um caldeu (Gênesis 11:31).

6. - Em que momento exatamente aparece o termo "hebreu" e consequentemente as raízes do idioma hebraico? (Gênesis 10:24,25).

Éber foi trineto de Sem e de seu nome surgiu o termo "hebreu", sendo ele o pai de diversos povos do Oriente.

7. - Por que deduzimos que na linhagem de Éber está a origem do idioma hebraico?

Éber nasceu cerca de setenta anos depois do dilúvio e foi pai de Pelegue e Joctã. De Pelegue vem a família de Abraão e, consequentemente, o idioma falado por sua posteridade, o que se deduz do texto de Gênesis 11:10-27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário