domingo, 5 de agosto de 2012

LIÇÃO 4 - O HEBRAICO DEPOIS DO CATIVEIRO BABILÔNICO


Leitura Responsiva: Salmo 85

Verso Áureo: "E leram no livro da lei de Deus: e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse." (Neemias 8:8)


OBJETIVO:
Mostrar que o idioma hebraico, depois do cativeiro babilônico, sofreu indubitável interferência do aramaico.


INTRODUÇÃO:
O cativeiro babilônico durou cerca de setenta anos e deixou marcas profundas na vida do povo judeu. Sem sombra de dúvida: um povo disperso geralmente está exposto à cultura dos lugares onde vive. Votando do cativeiro, os israelitas não mais dominavam a língua materna que anteriormente foi usada no culto do templo e ofícios sacerdotais. O aramaico era a língua do povo de Arã (Síria). Esse idioma propagou-se por toda parte e se sobrepôs ao hebraico.


1.- Que fatos da história de Israel prenunciavam a perda do hebraico como língua nacional? (II Reis 176,7; II Crônicas 36:19,20).

O idioma hebraico, em face da dispersão dos judeus, começou a se extinguir e deixou de ser falado. A literatura hebraica passou a ser inteligível apenas para os eruditos, como ocorre hoje ao latim.


2.- De que forma os anos de cativeiro atingiram o idioma hebraico? (Neemias 8:7,8).

Estes versos demonstram que o povo comum não mais compreendia a liturgia do hebraico e precisava de intérpretes que explicassem o sentido dos textos sagrados.


3.- O que se passou aos israelitas findo o cativeiro babilônico?

"A geração que veio a seguir não mais conhecia a língua materna, o hebraico. Não sabia mais acompanhar a palavra sagrada nos ofícios divinos da sinagoga". Werner Keller, E a Bíblia Tinha Razão, p. 339.


4.- Que comentários da Bíblia de Jerusalém confirmam tais alegações? (Atos 21:40; 22:1,2).

Aparentemente estes versos podem sugerir que o hebraico ainda era falado nos dias de Paulo. Entretanto, a nota de rodapé esclarece que Paulo falou o aramaico, pois o hebraico clássico não mais existia.


5.- Quais são os livros do Antigo Testamento que foram escritos após o cativeiro e nos quais se verifica a notória influência linguística do aramaico?

Esdras, Neemias, Ester, Ageu e Zacarias. O estudante interessado deve fazer em casa uma lista de nomes bíblicos que nestes livros aparecem com escrita e pronúncia diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário