sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LIÇÃO 10 - A LÍNGUA FALADA POR JESUS


Leitura Responsiva: Ageu 2:1-9

Verso Áureo: "Abrirei minha boca numa parábola: proporei enigmas da antiguidade." Salmo 78:2


OBJETIVO: Provar que Jesus falava  o aramaico, língua falada pelo povo comum da Palestina.


INTRODUÇÃO:
O hebraico clássico, desde o cativeiro babilônico, já não era mais uma língua viva. Os eruditos ainda o estudavam, para que pudessem examinar o Antigo Testamento, mas o povo simples pouco disso compreendia. Um exame atento de alguns textos do Novo Testamento indica que Jesus falava o aramaico. Que o estudante da Bíblia não esqueça: O que hoje vamos provar é que a descrição dos fatos demonstram que o Senhor falava o aramaico.



1.- Não seria o aramaico uma língua quase idêntica ao hebraico? (Leia II Reis 18:26-28)

Nesta passagem, o enviado do rei da Assíria falava o hebraico (judaico) e os judeus Eliaquim, Sebna e Joá conheciam o siríaco (aramaico). Veja que os judeus queriam que o mensageiro do rei inimigo não falasse ao povo de Jerusalém em hebraico, mas em aramaico, para que as ameaças dos assírios não fossem entendidas pelos moradores da cidade. O que isto ensina? Que evidentemente as coincidências linguísticas existem, mas as diferenças também e estas são significativas.

OBS.: O aramaico é um dialeto do siríaco. Um dialeto é a variedade regional ou social de uma língua. Assim, o aramaico seria uma variedade do siríaco.



2.- Que textos deixam transparecer que as instruções de Jesus foram dadas em aramaico?

Encontramos quase tudo no Evangelho de Marcos, que usou expressões aramaicas acompanhadas da respectiva tradução:
Marcos 5:41 - Talitha cumi
Marcos 7:34 - Efatá
Marcos 14:36 - Aba
Marcos 15:34 - Eloí, Eloí, Iamá, sabactâni.




3.- Algum destes versos do livro de Marcos tem confirmação em outro Evangelho? (Mateus 27:46).

Note que em Marcos se usa o termo "Eloí" e em Mateus "Eli". Ambos se traduzem por "Deus", referem-se ao Criador e trata-se do cumprimento de uma profecia: Salmo 22:1



4.- Que declaração de Jesus envolve um jogo de palavras aramaicas? (Mateus 23:24).

Mosquito e camelo são vocábulos bem diferentes em nossa escrita e pronúncia. No aramaico, contudo, as palavras são parecidas. Mosquito é "galma" e camelo é "gamla". A frase ficaria assim: "vós escoais um galma e engolis um gamla". O uso destes termos é prova que a língua falada por Jesus foi o aramaico.



5.- Temos outros exemplos como este nos Evangelhos? (João 8:34).

No aramaico as palavras "cometer" e "escravo" são similares.



6.- Que palavra aramaica foi usada por Paulo ao se referir à volta do Senhor? (I Coríntios 16:22)

Maranata significa "o Senhor vem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário