sábado, 1 de dezembro de 2012

VIII CONGRESSO GERAL DA UNID - 2012


Dezembro Chegou!! Isso significa que o Congresso da UNID se aproxima!!! Venha fazer parte desta grande festa espiritual!!


O Congresso será realizado na CHÁCARA RECANTO MILÊNIO na cidade de Novo Barro Preto - Ventania/PR entre os dias 21 e 23 de Dezembro/2012.


Tema do Congresso:


PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO! (II TIMÓTEO 2:15)


No local adquirido pelo atual Presidente da UNID - Evang. Ademir Vida de Almeida -  está sendo construído alojamento com refeitório, banheiros, um espaço para culto, etc.  e você também poderá levar a sua barraca caso queira. 
Segue fotos:








Entre em contato para saber mais a respeito das programações do evento. Esperamos por você!

site oficial da UNID: www.igrejasdedeus7dia.com.br  

Paz seja convosco!



sábado, 17 de novembro de 2012

III FÓRUM MINISTERIAL INTERNACIONAL DAS IGREJAS DE DEUS (7 DIA) NA CIDADE DO MÉXICO - CONTINUAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DAS FOTOS



Retorno ao Brasil

Pastor Muricy, sua esposa Wilma e sua filha Karen passeando nas pirâmides do Sol

Min. Othoniel e seu filho Otho juntamente com o Pr. Muricy

Sara Vilela apresentando a Cidade do México aos irmãos brasileiros




Sara Vilela e seus filhos Clara e Lucas. Sara é filha do irmão Geraldo Vilela de Goiânia, ela é casada  com o irmão Elias e reside no México.



Irmão Adriel e irmão Otho músicos da Igreja de Deus na cidade do México.




Honduras - México - Brasil

Louvores 


Uma foto que demonstra a união Ministerial entre as Igrejas de Deus (7 Dia)
    


Momento de emoção - Pr. Muricy e Sara Vilela 

Pregação feita pelo Pr. Muricy








  

Reunião Ministerial


Gratos somos à Deus por esta oportunidade da UNID estar sendo representada  no III Fórum Ministerial Internacional das Igrejas de Deus  na pessoa  do Pastor Muricy Jr. na Cidade do México/ México. Após o Fórum, os irmãos daqui do Brasil ficaram mais alguns dias na Cidade do México conhecendo um pouco mais daquele país. Os irmãos retornaram dia 13/11 e agradecem pela recepção calorosa dos queridos irmãos do México. Eles foram muito bem recebidos, pedimos que Deus os abençoe e que possamos estar sempre unidos aguardando a volta de Jesus Cristo que implantará um Reino de amor e de justiça aqui na Terra.

sábado, 3 de novembro de 2012

LIÇÃO 13 - A CERTEZA DE SUA VOLTA

Leitura Responsiva: Apocalipse 22:1-17

Verso Áureo: "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho pra retribuir a cada um segundo as suas obras". (Apocalipse 22:12)


OBJETIVO: 
Recapitular promessas específicas da Bíblia sobre a vinda de Cristo.

INTRODUÇÃO:
A Escritura menciona a segunda vinda mais de trezentas vezes no Novo Testamento e, ao todo, em um de cada vinte e cinco versos. A primeira vinda seria sem sentido sem a segunda, e a segunda não nos daria esperança sem a primeira. Embora a segunda vinda seja lógica, nossa segurança está baseada unicamente nas Escrituras, e não na lógica humana. Sua vinda será literal e visível.

1.- O que Romanos 3:9 -19 diz sobre o motivo porque precisamos de mais do que um simples bom exemplo?

Um grande número de versos da Bíblia fala da segunda vinda de Jesus. Só o Novo Testamento menciona a Segunda vinda centenas de vezes. É evidente que os apóstolos esperavam para breve a volta de Jesus. Sua vinda é muito importante à nossa fé.


2. - O que estes versos prometem? I Tess. 4:14-18 / João 14:1-4 / I Cor. 15:50-55 / Isaías 25:8


3.- Que provas temos de que Jesus voltará? Como Ele vai voltar? Qual é nossa única proteção contra aqueles que dizem que Jesus já voltou? O que acontece na segunda vinda?


Jesus voltará nas nuvens do céu. Então, tudo o que é terrestre e feito por mãos humanas será destruído. Jesus virá para implantar o Reino de Deus aqui na Terra! Ninguém vai morar no céu - ou vai para outra dimensão - como seguidamente vemos e ouvimos pessoas falarem abertamente, contrariando o que a Bíblia diz. As Sagradas Escrituras dizem que os céus são do Senhor, mas a terra deu-a aos filhos dos homens (Sl. 115:16). Como podemos contestar este fato? Quando da volta de Jesus os mortos salvos ressurgirão de seus sepulcros pelo poder de Sua voz. Seu novo corpo será muito melhor do que qualquer coisa desde a queda. Esta é a maior promessa de Deus, a promessa da segunda vinda de Cristo. Sem ela, todas as Suas outras promessas têm pouco valor. É por isso que a segunda vinda merece nosso estudo. É por isso, que frequentemente retornamos a este assunto que nos alegra e nos motiva!

Enfoques sobre a Segunda Vinda:

A Bíblia esboça a Segunda Vinda sob vários aspectos:

1.- Sua certeza: "Voltarei" (João 14:3)
2.- Sinais dos tempos: Veja Mateus 24
3.- Condições sociais antes da segunda vinda: veja Mateus 24:37-39
4.- A inutilidade da marcação de datas: veja Mateus 24:36; Atos 1:7; I Tess. 5:1-3.
5.- A visibilidade: veja Mateus 24:27; I Tess. 4:16 e 17.
6.- Tentativas de imitar a segunda vinda: veja Mateus 24:26.
7.- Um contínuo senso de urgência: veja I Tess. 5:8-11; Hebreus 9:28;10:23.
8.- O significado de comunicar o evangelho antes da segunda vinda:veja Mateus 24:14; Atos 1:7 e 8.


Preparação pessoal:

A maior parte do que a Bíblia tem a dizer sobre a segunda vinda trata da preparação pessoal. Em II Pedro, o apóstolo discute diversos enfoques mencionados anteriormente, mas termina perguntando: "Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a Sua vinda" (II Pedro 3:11 e 12).
A Escritura retrata a preparação pessoal como um estado de prontidão ininterrupta baseada no fato de que a segunda vinda tomará a todos de surpresa (Mateus 24:42-44).


III FÓRUM MINISTERIAL INTERNACIONAL DAS IGREJAS DE DEUS (7 DIA) - MÉXICO



Tema Oficial do Fórum
  

Durante as reuniões


Ministro Othoniel Y. Peres Fuentes

                                        Culto de recebimento do Santo dia de Sábado


 Encontram-se na Cidade do México - Distrito Federal do país do México o Pastor Muricy Jr. , sua esposa Wilma, sua filha Karen juntamente com seu marido Claiton e os irmãos Álvaro e Kelly desde o dia 31/10 para participarem do III Fórum Ministerial Internacional das Igrejas de Deus (7 Dia) que teve início no dia 01/11 e terá o seu término no dia 04/11. As reuniões tem o propósito de fortalecer a união entre os irmãos que desejam se preparar para o encontro com o Salvador e avaliar o desenvolvimento da Igreja de Deus no mundo. O Ministério da UNID sente-se honrado pelo convite e agradecido à Deus pela oportunidade de poder participar deste importante Encontro de líderes. Sabemos que Deus se faz presente nas reuniões e  pedimos a todos que orem pela viagem de retorno dos amados irmãos. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LIÇÃO 12 - O EVANGELHO NO MUNDO GREGO


Leitura Responsiva: Romanos 15:1-13

Verso Áureo: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1:16)


OBJETIVO: 
Descrever a forma como o evangelho foi pregado no mundo grego.

INTRODUÇÃO:
Hoje muitos pregam e ensinam que devemos usar o nome do Senhor em sua língua materna e que devemos seguir à risca os costumes judaicos. Todavia, se olharmos para o Novo Testamento, veremos que os primeiros cristãos, incluindo aqueles que eram da nação de Israel, não se deixaram levar por estes pensamentos. Uma coisa é a influência de leis e costumes pagãos na Igreja; outra coisa é a utilização de um idioma e suas regras gramaticais para trabalho e comunicação entre as pessoas. Se tivéssemos que abominar o grego e o latim, teríamos que fazer o mesmo com o árabe, o alemão, o italiano, o inglês, o português, etc. Não esqueça que a grande multidão vista por João em Apocalipse 7:9 era formada por homens e mulheres de todas as nações e línguas!


1.- Qual a nacionalidade do primeiro gentio a ouvir e aceitar o Evangelho na era apostólica? (Atos 10:1,2).

Cornélio falava o italiano e provavelmente também o latim.

2.- Em que cidade fora dos limites da terra santa se formou uma célebre igreja de gentios? (Atos 11:19-26)


3.- De que forma Paulo se utilizava dos próprios feitos dos gregos para lhes anunciar a Jesus? (Atos 17:22,23).


4.- Que poesia grega foi citada por Paulo para demonstrar a fé em um único Deus? (Atos 17:28,29).

É certo que Paulo não estava conferindo caráter sagrado à literatura poética dos gregos, mas se serviu de expressões que estes conheciam para lhes converter ao cristianismo.


5.- Que grupos de igrejas receberam uma mensagem especial no último livro da Bíblia? (Apocalipse 1:11).

As sete igrejas da Ásia estavam localizadas onde hoje é a Turquia. Estas igrejas receberam a palavra em grego, já que o Apocalipse foi escrito neste idioma.


6.- O que as cartas enviadas às sete igrejas demonstram sobre o nome de Jesus Cristo?

Para cada igreja o Senhor se identificou por um nome não pessoal ou até mesmo por um atributo. Confira:

Apocalipse 2:1   - Demonstra uma condição de privilégio.
Apocalipse 2:8   - O primeiro e o último.
Apocalipse 2:12  - Demonstra uma condição de poder.
Apocalipse 2:18  - O Filho de Deus.
Apocalipse 3:1   - Demonstra uma condição de santidade.
Apocalipse 3:7   - O santo e verdadeiro da linhagem de Davi.
Apocalipse 3:14  - O Amém, a testemunha fiel e verdadeira.


Conclusão: Nenhuma referência se fez à necessidade de se usar o nome única e exclusivamente em hebraico. Pelo contrário, a expressão de Apocalipse 2:8 vincula-se ao alfa e ao ômega do alfabeto grego. Alguns destes atributos resultam em um nome não pessoal, citado em Apocalipse 19:11-13, onde Cristo é chamado de Palavra ou Verbo de Deus.

Posição da Igreja de Deus (7 Dia) no Brasil: A pronúncia do nome do Senhor em hebraico é válida, assim como é válida a pronúncia em qualquer outro idioma. O que não aceitamos é o ensino de que o nome sagrado do Salvador deve ser escrito e pronunciado apenas na língua dos judeus.

LIÇÃO 11 - OS ORIGINAIS DO NOVO TESTAMENTO


Leitura Responsiva: João 10:1-16

Verso Áureo: "Eis que presto venho: Bem aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro". (Apocalipse 22:7)


OBJETIVO:
Provar que o Novo Testamento foi escrito em grego.


INTRODUÇÃO:
Ao lermos a Bíblia de Mateus a Apocalipse sentimos que o idioma usado em sua escrita foi o grego. Embora o uso de conceitos judaicos determinem o sentido de muitas passagens, não restam dúvidas da utilização da gramática grega na confecção dos originais do Novo Testamento. Este fato é o grande desgosto daqueles que blasfemam do nome de Jesus! Rogamos aos irmãos que dediquem a máxima atenção ao estudo deste sábado e que tentem compreender até os mínimos detalhes do assunto a ser exposto, pois será de grande valia para a defesa da fé e doutrina da Igreja de Deus.


1.- Pode-se explicar a diferença entre transliteração e tradução?

Sim. Na transliteração você procura as letras de um idioma que correspondem às letras de outro idioma. Na tradução você aplica o significado da palavra. Vamos conhecer alguns exemplos, começando pelo nome do Senhor:


Em hebraico:  Ieshua
Em grego: Iesous
Em latim: Jesus
Em português: Jesus

O caso em tela trata-se de uma transliteração. Conclui-se, portanto, que o nome Jesus é transliteração. A tradução deste nome é: "Salvação de Deus".
Um caso análogo encontramos em Apocalipse 9:11:

Em hebraico: Abadom
Em grego: Apoliom

Um nome é a transliteração de outro e a tradução é "destruidor".


2.- Que versos contidos nos livros neotestamentários comprovam o uso de um idioma diferente do hebraico na escrita do original?

Mateus 27:46 - Ao dizer: "isto é", mostra que escreveu em língua diferente do hebraico e/ou aramaico;

Marcos 7:34 - Vale o mesmo comentário de Mateus;

Lucas 1:5 - O nome Isabel não é judaico; o judaico seria Elizabeth;

João 1:38 - Apresenta a tradução de Rabi;

Apocalipse 16:16 - Quando diz "em hebreu se chama" indica que a escrita é em outro idioma.


3.- Que versos contidos no Novo Testamento fazem referência direta ao alfabeto grego? (Apocalipse 1:8; 22:13). O alfa e o ômega correspondem, respectivamente,a primeira e última língua do alfabeto grego.


4.- Que livro apostólico é tido como a prova mais concludente de que os originais do NT foram escritos em grego?

A Epístola aos Hebreus. A despeito do fato de que foi dirigida aos hebreus, esta Epístola tem um rico vocabulário grego, o qual é bem apresentado pelas características da forma de argumentação.


5.- O Evangelho, mesmo entre alguns judeus, foi pregado na língua grega? (Atos 9:29).

Na Bíblia Linguagem de Hoje este versículo aparece da seguinte maneira: "Depois disso Saulo ficou com eles, anunciando com coragem o nome do Senhor. Ele também conversava e discutia com os judeus que falavam a língua grega, mas eles procuravam um jeito de matá-lo".

LIÇÃO 10 - A LÍNGUA FALADA POR JESUS


Leitura Responsiva: Ageu 2:1-9

Verso Áureo: "Abrirei minha boca numa parábola: proporei enigmas da antiguidade." Salmo 78:2


OBJETIVO: Provar que Jesus falava  o aramaico, língua falada pelo povo comum da Palestina.


INTRODUÇÃO:
O hebraico clássico, desde o cativeiro babilônico, já não era mais uma língua viva. Os eruditos ainda o estudavam, para que pudessem examinar o Antigo Testamento, mas o povo simples pouco disso compreendia. Um exame atento de alguns textos do Novo Testamento indica que Jesus falava o aramaico. Que o estudante da Bíblia não esqueça: O que hoje vamos provar é que a descrição dos fatos demonstram que o Senhor falava o aramaico.



1.- Não seria o aramaico uma língua quase idêntica ao hebraico? (Leia II Reis 18:26-28)

Nesta passagem, o enviado do rei da Assíria falava o hebraico (judaico) e os judeus Eliaquim, Sebna e Joá conheciam o siríaco (aramaico). Veja que os judeus queriam que o mensageiro do rei inimigo não falasse ao povo de Jerusalém em hebraico, mas em aramaico, para que as ameaças dos assírios não fossem entendidas pelos moradores da cidade. O que isto ensina? Que evidentemente as coincidências linguísticas existem, mas as diferenças também e estas são significativas.

OBS.: O aramaico é um dialeto do siríaco. Um dialeto é a variedade regional ou social de uma língua. Assim, o aramaico seria uma variedade do siríaco.



2.- Que textos deixam transparecer que as instruções de Jesus foram dadas em aramaico?

Encontramos quase tudo no Evangelho de Marcos, que usou expressões aramaicas acompanhadas da respectiva tradução:
Marcos 5:41 - Talitha cumi
Marcos 7:34 - Efatá
Marcos 14:36 - Aba
Marcos 15:34 - Eloí, Eloí, Iamá, sabactâni.




3.- Algum destes versos do livro de Marcos tem confirmação em outro Evangelho? (Mateus 27:46).

Note que em Marcos se usa o termo "Eloí" e em Mateus "Eli". Ambos se traduzem por "Deus", referem-se ao Criador e trata-se do cumprimento de uma profecia: Salmo 22:1



4.- Que declaração de Jesus envolve um jogo de palavras aramaicas? (Mateus 23:24).

Mosquito e camelo são vocábulos bem diferentes em nossa escrita e pronúncia. No aramaico, contudo, as palavras são parecidas. Mosquito é "galma" e camelo é "gamla". A frase ficaria assim: "vós escoais um galma e engolis um gamla". O uso destes termos é prova que a língua falada por Jesus foi o aramaico.



5.- Temos outros exemplos como este nos Evangelhos? (João 8:34).

No aramaico as palavras "cometer" e "escravo" são similares.



6.- Que palavra aramaica foi usada por Paulo ao se referir à volta do Senhor? (I Coríntios 16:22)

Maranata significa "o Senhor vem".