sábado, 15 de setembro de 2012

LIÇÃO 07 - A PRONÚNCIA DO TETRAGRAMA SAGRADO



Leitura Responsiva: Salmo 68:1-10


Verso Áureo: "Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JÁ; exultai diante dele." (Salmo 68:4).


OBJETIVO:
Conhecer o tema a respeito do nome de Deus, sua escrita em hebraico e o entendimento mais correto sobre sua pronúncia.


INTRODUÇÃO:
Sempre que lemos as Escrituras nos deparamos com nomes que tentam identificar a pessoa de Deus. Nomes como Senhor, Jeová e Yahweh são comuns nas vesões mais conhecidas da Bíblia. Neste contexto é bom saber que o alfabeto hebraico era composto apenas por consoantes e não existia nenhum sistema de vogais. Assim, aparecia o tetragrama sagrado que fazia referência ao nome divino: Iode - Hê - Vav - Hê ou IHVH (o mesmo que JHVH). Os israelitas, ao se depararem com estas letras em algum texto sagrado, automaticamente pronunciavam as vogais pertinentes, pois as conheciam. Com a perda do hebraico após o cativeiro babilônico, perdeu-se também a pronúncia original do tetragrama.


1.- De que forma Deus revelou seu nome a Moisés? (Êxodo 3:13-15).

     A expressão "eu sou" demonstra o caráter e preeminência de Deus. O Eterno é o que é, existe e se revela no mundo dos homens. Este termo passou a ser representado pelas quatro letras já mencionadas.


2.- O que disse Jesus aos judeus que não criam em sua identidade de salvador? (João 8:57,58).

      O ensino de Cristo foi no sentido de que sua missão messiânica precede ao chamado de Abraão. O "eu sou" por ele utilizado não se relaciona como o "eu sou" referendado a Moisés.


3.- Em que erros laboram alguns defensores da pronúncia em hebraico quanto a este assunto?

     Ao afirmarem e defenderem que a pronúncia do nome do Pai e consequentemente do tetragrama IHVH é Yehoshua! Citam como prova deste fraco argumento Isaías 52:6. Mas, como podemos imaginar o Pai e o Filho com o mesmo nome? Como um erro sempre resulta em outros erros, muitos destes grupos adotaram a doutrina da unicidade. Desta forma defendem que o Pai e o Filho são uma única pessoa e o problema do nome está resolvido.


4.- Que provas bíblicas irrefutáveis atestam que o Pai e o Filho são pessoas distintas? (Daniel 7:9, 10,13; Apocalipse 5:1-7).


5.- Existe diferença entre o nome do Pai e o nome do Filho? (Provérbios 30:4).


6.- Então, qual seria o provável nome de Deus?

     Seria uma junção do tetragrama sagrado com aquelas vogais que só os antigos hebreus conheciam. Após o cativeiro babilônico, quando o hebraico deixou ser falado, consequentemente este nome também se perdeu.


7.- Qual a procedência de nomes como Jeová e Yahweh?

     Estes nomes surgiram a partir da tradição. Por volta do ano 1000 D.C, um grupo de sábios judeus conhecidos por massoretas criou um sistema de vogais para que não se perdesse em definitivo a pronúncia de algumas palavras hebraicas. Quando se depararam com o tetragrama o utilizaram em conexão com as vogais de "Adonai", que significa "Senhor", aparecendo assim o nome Jeová.

IHVH + ADONAI
IAHOVAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário