quinta-feira, 21 de abril de 2011

CEIA DO SENHOR

Domingo, 17/04 (14 de Nissan), estivemos na Igreja para celebrarmos a Cerimônia do Lava-pés e a Ceia do Senhor. Diferente de outras denominações, a Igreja de Deus (7 Dia) realiza este ato apenas uma vez ao ano, como recomenda a Bíblia. É um dia de festa, pois através da morte de Jesus Cristo na cruz hoje podemos fazer parte do Corpo de Cristo que é a Igreja e também temos o direito à Salvação. Jesus por amor se entregou na Cruz para morrer pelos nossos pecados. O apóstolo Paulo, escrevendo aos efésios, expôs aos convertidos dentre os gentios o plano de Deus em unir num só corpo, todos os filhos de Deus, tanto gentios quanto judeus:
"E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus". (Efésios 2:16-19).
Deus tinha um plano de unir numa só organização, gentios e judeus, ou seja, povos de todas nas nações e no tempo certo o fez. Anás, o sumo sarcedote, mesmo sem o saber, acabou por anunciar que era necessário um homem morrer não só por Israel, mas por todos e para unir todos os sinceros de todas as nações:

"E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos". (João 11:49-52).
Jesus tinha outras ovelhas, que não eram daquele aprisco (Israel), mas que era necessário agregá-las:
"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz e haverá um rebanho e um Pastor." (João 10:16).
Unir judeus e gentios não era uma tarefa fácil. Isto porque havia uma rejeição natural dos gentios por parte da Comunidade de Israel. Deus sempre considerou o estrangeiro que se chegava a Ele e lhe concedeu muitos direitos entre Seu povo. No entanto,no A.T., o número de estrangeiros que se uniam a Israel era pequeno. Uma reestruturação do judaísmo, levantando o tabernáculo de Davi que estava caído, se fazia necessário, que pudesse abrigar a todos. Neste propósito foi organizada a Igreja, que foi denominada de "O corpo de Cristo", sendo Ele, Jesus, a cabeça. Era mister alcançar, conquistar e levar ao verdadeiro Deus, povos de todas as nações, no que a nação de Israel fracassou. Relatos bíblicos nos dão conta de que a idolatria e os costumes pagãos dos povos estavam presentes na vida dos israelitas. Ao invés de anunciarem a fé, acabavam por absorver as tradições do mundo pagão.
Jesus os advertiu quando à perda destes privilégios e os surgimento de outro povo para realizar a vontade do Pai:
" Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será TIRADO, e será DADO a uma nação que dê os seus frutos" (Mateus 21:42,43).
Mais tarde, Pedro fez menção do assunto, chama aos gentios convertidos de nação santa e sacerdote real, e confirma a missão da Igreja de Deus:
"E numa pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o saverdócio real, a nação santa, o povo adquiridom para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia". ( I Pedro 2:8-10)
Tão cedo se completou o número dos israelitas salvos, os 144 mil, Deus começou a salvar os gentios, que João descreveu como sendo uma grande multidão de todos os povos e nações:
"E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois destas coisas olhei, e eis que aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos". (Apocalipse 7:4,9).
Cornélio foi o primeiro gentio aceito na nova Comunidade de Israel, ou seja, na Igreja. Deus tornou isto possível, quebrantando o coração de Pedro e fazendo-o compreender que Ele busca pelos verdadeiros adoradores, independente da NAÇÃO a que pertençam. A partir daí, veio o endurecimento temporário de Israel e os gentios suplantaram a este em número.Passaram-se anos Israel, como nação, segue rejeitando em reconhecer que Jesus é o Messias. Isto deverá perdurar até a GUERRA DO ARMAGEDOM, quando o restante ou sobrevivente deles se converterá e reconhecerá o Messias. Até lá, todavia, compete à Igreja a tarefa de, como nação sacerdotal, anunciar ao MUNDO o Evangelho do Reino de Deus. Isto requer que sejamos unidos, desenvolvamos nossos talentos e que não nos limitemos a fazer só o que nos for ordenado.
AMÉM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário