domingo, 24 de abril de 2011

O QUE A PÁSCOA JUDAICA TEM A VER COM A SANTA CEIA?

Em Apocalipse 13:08 temos que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, "foi morte desde a fundação do mundo". Quando Adão e Eva pecaram, foram expulsos do Jardim do Édem com o peso da promessa que Deus havia feito a eles quando mandou-os não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. "Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais". (Gênesis 3:3). Como eles desobedeceram, ficaram sujeitos à morte e com eles toda a humanidade.

Antes da criação do homem, Deus já havia planejado o resgate do homem caso ele pecasse - o Cordeiro de Deus, que segundo a Bíblia "foi morte desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13:08). Em seu amor, Deus já havia planejado um meio de resgatar o homem de sua condição de pecador. A morte, pura e simples do homem, apenas pagaria o preço por ele ter pecado, mas não lhe dava o direito a participar do mundo vindouro prometido por Deus a seus filhos. Então, morrendo o homem, está quites com o pecado, mas não poderia mais ressussitar. O direito a ressurreição só poderia lhe ser dado por alguém que tivesse esse direito e lhe concedesse esse direito em seu lugar. E como algum homem teria esse direito se todos eram pecadores? Nenhum homem tinha essa condição. Então Deus, sabendo que somente alguém sem pecado poderia assumir a culpa do homem e passar ao homem o seu direito à vida eterna (uma vez que este "Salvador" não havia pecado) - Deus, no seu plano, mandaria Seu Filho Único reconciliar o homem com ele, Jesus Cristo. Assumiria assim a culpa e pagaria o débito - adquirindo, portanto, o homem o direito à Salvação. O Filho de Deus, então, já disposto a sacrificar-se pelo homem, foi morto desde a fundação do mundo.

É nesse sentido que as Escrituras afirmam a existência de um plano salvador antes da fundação do mundo (Ef. 1:4-11; 3:10; Atos 4:28; II Tm 1:9; I Pe 1:19). E este plano salvador constituía-se em um mistério que seria revelado em tempo oportuno, e desde a eternidade estava oculto em Deus (Rm. 16:25; Ef. 3:9; Cl. 1:26). Sempre foi do plano de Deus que o homem estivesse eternamente em comunhão com Ele. Estava prometido o MESSIAS!

Quando os judeus foram libertados do Egito, a última obra de Deus diante do Faraó para libertar os hebreus, foi mostrar não tanto o poder dEle para o Faraó no sentido de que a vida dos primogênitos do país estavam em Suas mãos, mas mostrar aos hebreus que o SANGUE DO CORDEIRO sacrificado no dia da saída do Egito apontava para o CORDEIRO DE DEUS que viria para a salvação da humanidade - e qe o Sangue os livrou!

Para o judeu, aquela foi a primeira Páscoa, na tarde do dia 14 de Nissan eles sacrificaram o cordeiro, passaram o sangue nas portas e aguardaram - comendo o cordeiro assado dentro das casas. Á noite o anjo veio e poupou da morte os primogênitos que estavam nas casas pintadas com sangue na porta. Leia essa história em Êx. 12 - Esse dia Deus ordenou ser por memória, isto é, todos os anos, na mesma data, deveriam sacrificar o cordeiro, comer em suas casas, para lembrança do que havia ocorrido no Egito: A libertação da escravidão. E quando os filhos perguntassem que culto era aquele, deveriam responder: "Então direis: Este é o Sacrifício da Páscoa do Senhor..." (Êx. 12:27).

Quando Jesus Cristo viu que estava na hora do Seu sacrifício, Ele sabia que o seria no dia da Festa da Páscoa. Porque Ele era o Cordeiro de Deus que tiraria os pecados do mundo (João 1:29). A Páscoa Judaica - que significava lembrança da libertação do Egito - era praticada no dia 14 de Nissan do calendário hebraico. Na véspera da Festa da Páscoa, Jesus Cristo reuniu seus discípulos num lugar chamado cenáculo e instituiu para eles uma cerimônia. Os discípulos na ocasião não compreenderam o que estava sendo feito. Jesus mandou seus discípulos prepararem a Páscoa para comerem - Em Lucas 22:8 e João 13:1 vemos que Jesus reuniu-se com eles antes da festa da Páscoa. Sim, pois no dia 14 de Nissan, na hora em que estavam sendo sacrificados os cordeiros para a Páscoa Judaica, seria a hora em que Ele, O CORDEIRO DE DEUS, estaria sendo sacrificado na cruz, no monte Calvário. Por isso ele teve que comer a Páscoa com seus discípulos no dia anterior. Após comer a Páscoa, diz em João 13:2, Jesus iniciou a instituição da SANTA CEIA. Levantou-se, cingiu-se com uma toalha e foi lavar os pés dos discípulos - que a princípio resistiram mas depois concordaram. Após lavar os pés, Jesus ordenou que eles fizessem igual, seguindo seu exemplo de humildade. Após isso, Jesus disse que um deles iria traí-lo e que o traidor estava participando da cerimônia junto com os demais Lucas 22:21. E quando Jesus deu aos discípulos o pão e o vinho dsse: "fazei isso em memória de mim" (Lucas 22:19) - recomendando-os a celebrarem aquele ritual como memória - isto é, a cada ano no mesmo dia. Um memorial da Sua Morte. Está instituída para os cristãos a SANTA CEIA.

No dia seguinte Jesus Cristo morreu na hora do sacrifício da tarde e com Sua morte CANCELOU PARA SEMPRE O SACRIFÍCIO PASCAL que se comia todos os anos no dia 14 de Nissan, pois Ele era agora o Cordeiro Pascal, que tirara os pecados do mundo. E a carne do cordeiro que se comia na Páscoa, seria substituída pelo pão asmo que deveria se comer na Cerimônia do Memorial da Sua morte - A Santa Ceia celebrada com os discípulos - e o SANGUE DO CORDEIRO devia ser bebido também - representado pelo vinho que Ele tomou com seus discípulos, significando que "Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós". (Lucas 22:20).

Com a Sua Morte, Jesus Cristo cancelou a Festa da Páscoa feita todo ano - pois sua MORTE ERA EFICAZ e com ela cancelou para SEMPRE, na cruz, as LEIS CERIMONIAIS de SACRIFÍCIOS E HOLOCAUSTOS que haviam em Israel. Cancelou a Páscoa - no lugar dela ficou a Santa Ceia!! Única cerimônia instituída por Jesus Cristo para ser celebrada pelos cristãos. Todas as festas, cerimônias e solenidades que Deus havia dado aos judeus eram chamadas de santas convocações e eram para oferecerem holocaustos ao Senhor - Levíticos 23:37.

Vindo Jesus Cristo - o Cordeiro de Deus, estas Festas foram canceladas para sempre pois se elas serviam para expiação dos pecados ( a exemplo da grande festa do Yom Kipur) - agora não precisava mais - porque:

"Com uma só ablação aperfeiçoou PARA SEMPRE os que são santificados". "Havendo riscado a cédula que era CONTRA NÓS, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, CRAVANDO-A NA CRUZ". (Col. 2:14).

Irmãos, TODAS as Festas, principalmente a da Expiação (Yom Kipur) tinham como objetivo "sacrificar" e perdoar pecados - Lev. 4:35. Vindo Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e é o sacrifício perfeito - NENHUMA Festa resta mais - apenas a Ceia do Senhor para celebrarmos por memória a Morte do Filho de Deus, que morreu para nos conceder o direito à Salvação - sendo Seu Sangue o que nos lava dos pecados - ( o que antes era feito na festa do Yom Kipur - Expiação de pecados) e nos purifica.

JESUS CRISTO É A NOSSA PÁSCOA. LEMBREMOS DISSO A CADA SANTA CEIA COMO JESUS ORDENOU EM LUCAS 22:19.

QUE DEUS TE DE SABEDORIA PARA ENTENDER OS SEUS PLANOS! DEUS TE ABENÇÕE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário