quarta-feira, 13 de abril de 2011

O LAVA PÉS E A CEIA DO SENHOR

"O LAVA PÉS E A CEIA DO SENHOR" Este é o Tema da Lição 03 deste Trimestre/2011. A Igreja de Deus (7 Dia) está se preparando para a Ceia do Senhor que acontecerá no próximo domingo (17/04) ao pôr-do-sol.

"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha". (I Coríntios 11:26)

Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, e atestamos a nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida. Assim reconhecemos a Cristo como Senhor e Salvador, tornamo-nos Seu povo e somos aceitos como membros por Sua Igreja. O batismo Bíblico deve ser realizado em Nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Dentre as ordenanças na Nova Aliança o Lava-pés e a Ceia do Senhor revestem de importância especial, pois são os que parecem dar um toque de perfeição em nosso relacionamento tanto com Cristo, bem como com sua igreja. O Lava-pés nos nivela aos demais companheiros de fé, lembrando-nos que ninguém, na verdade, é maior entre os irmãos. O que está na frente, acaba sendo, na verdade, o que serve a todos. A Ceia nos une mais a Cristo, lembrando-nos do grande sacrifício que Ele passou por nós e nos alimenta e reanima a pregarmos Sua mensagem, até que venha.

Na época de Jesus era comum e apreciada a prática de se oferecer água para os visitantes lavarem os pés. As estradas rudes e poeirentas somadas aos primitivos calçados não ofereciam conforto aos pés. As santas mulheres, no entanto, por gentileza e humildade preferiam elas mesmas lavarem os cansados pés dos santos e esta virtude foir reclamada por Paulo no curriculum das viúvas. Lavar os pés dos outros era humildade e muita virtude e só os sinceros o podiam fazer.

O Lava-pés deve ser feito antes da Ceia. A participação de Judas Iscariotes é a chave para entendermos. Note em João 13:10-12,18,19 que Judas estava presente no Lava-pés e só foi identificado depois que Jesus voltou à mesa e começou a Ceia. Está definido que esteve presente durante o Lava-pés. Os outros evangelhos confirmam que Judas foi identificado e saiu durante a Ceia. (Mateus 26:20-25; Marcos 14:17-21; Lucas 22:17-23) João aparece dar-nos a entender que duas ceias foram realizadas: A primeira, a pascal, que havia acabado (João 13:02) e quando Jesus teria comido antecipadamente a páscoa (Mateus 26:17; Marcos 14:12,14 e Lucas 22:08-15) e durante a qual nada fora dito sobre Judas, e a segunda, quando Jesus voltou à mesa (nota: se Ele voltou é porque tinha estado antes na mesa) após o Lava-pés, e aí então sim, identificou a Judas e este saiu logo (João 13:18-30). Se a Ceia do Senhor tivesse sido antes, não haveria motivo para Judas estar presente no Lava-pés, pois saiu durante a Ceia, após ser identificado.
O pão que Jesus usou na Ceia era asmo, ou seja: sem fermento. O sangue de uvas, denominado de vinho puro (Gên. 49:11; Deut. 32:14), também não deve estar fermentado ou possuir álcool. Assim julgamos melhor que nós mesmos devamos preparar tanto o pão, quanto o vinho. A Ceia é um memorial dos sofrimentos de Cristo e sua celebração anuncia a Sua morte, até que Ele venha. Só devem participar da Ceia membros da Igreja de Deus em plena comunhão. Os que não congregam por negligência, que não entregam regularmente os dízimos ou apresentem outras irregularidades no comportamento cristão, não devem tomá-la.
Cristo, como o Cordeiro de Deus, tinha que morrer no mesmo dia e hora que morria o cordeiro pascal. Por isso, celebrou a Ceia na noite do dia 14 de Nisã, logo após o pôr-do-sol do dia 13. Após a Ceia foi preso e morreu justamente à tarde do dia 14. Nós celebramos a Ceia anualmente (pois esta lembra a morte de Jesus e só se morre uma vez no ano), à noite, após o pôr-do-sol do dia 13 de Nisã, conforme ensina a Bíblia.
Cristo é nosso Cordeiro e nossa Páscoa. A Ceia pascal era celebrada em cada casa, por cada família e caso fosse pequena se juntavam em duas (Êxodo 12:3,4) e seguramente competia ao chefe ou líder da família a direção da cerimônia. A Ceia do Senhor, nos lugares em que não temos membros do ministério, pode ser ministrada, mediante autorização, pelos principais responsáveis pelos grupos ou famílias. A Ceia é uma comunhão exclusiva aos membros do corpo de Cristo não podendo se estender a visitantes. Não devemos também tomar a ceia nas denominações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário