domingo, 24 de abril de 2011

O QUE A PÁSCOA JUDAICA TEM A VER COM A SANTA CEIA?

Em Apocalipse 13:08 temos que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, "foi morte desde a fundação do mundo". Quando Adão e Eva pecaram, foram expulsos do Jardim do Édem com o peso da promessa que Deus havia feito a eles quando mandou-os não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. "Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais". (Gênesis 3:3). Como eles desobedeceram, ficaram sujeitos à morte e com eles toda a humanidade.

Antes da criação do homem, Deus já havia planejado o resgate do homem caso ele pecasse - o Cordeiro de Deus, que segundo a Bíblia "foi morte desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13:08). Em seu amor, Deus já havia planejado um meio de resgatar o homem de sua condição de pecador. A morte, pura e simples do homem, apenas pagaria o preço por ele ter pecado, mas não lhe dava o direito a participar do mundo vindouro prometido por Deus a seus filhos. Então, morrendo o homem, está quites com o pecado, mas não poderia mais ressussitar. O direito a ressurreição só poderia lhe ser dado por alguém que tivesse esse direito e lhe concedesse esse direito em seu lugar. E como algum homem teria esse direito se todos eram pecadores? Nenhum homem tinha essa condição. Então Deus, sabendo que somente alguém sem pecado poderia assumir a culpa do homem e passar ao homem o seu direito à vida eterna (uma vez que este "Salvador" não havia pecado) - Deus, no seu plano, mandaria Seu Filho Único reconciliar o homem com ele, Jesus Cristo. Assumiria assim a culpa e pagaria o débito - adquirindo, portanto, o homem o direito à Salvação. O Filho de Deus, então, já disposto a sacrificar-se pelo homem, foi morto desde a fundação do mundo.

É nesse sentido que as Escrituras afirmam a existência de um plano salvador antes da fundação do mundo (Ef. 1:4-11; 3:10; Atos 4:28; II Tm 1:9; I Pe 1:19). E este plano salvador constituía-se em um mistério que seria revelado em tempo oportuno, e desde a eternidade estava oculto em Deus (Rm. 16:25; Ef. 3:9; Cl. 1:26). Sempre foi do plano de Deus que o homem estivesse eternamente em comunhão com Ele. Estava prometido o MESSIAS!

Quando os judeus foram libertados do Egito, a última obra de Deus diante do Faraó para libertar os hebreus, foi mostrar não tanto o poder dEle para o Faraó no sentido de que a vida dos primogênitos do país estavam em Suas mãos, mas mostrar aos hebreus que o SANGUE DO CORDEIRO sacrificado no dia da saída do Egito apontava para o CORDEIRO DE DEUS que viria para a salvação da humanidade - e qe o Sangue os livrou!

Para o judeu, aquela foi a primeira Páscoa, na tarde do dia 14 de Nissan eles sacrificaram o cordeiro, passaram o sangue nas portas e aguardaram - comendo o cordeiro assado dentro das casas. Á noite o anjo veio e poupou da morte os primogênitos que estavam nas casas pintadas com sangue na porta. Leia essa história em Êx. 12 - Esse dia Deus ordenou ser por memória, isto é, todos os anos, na mesma data, deveriam sacrificar o cordeiro, comer em suas casas, para lembrança do que havia ocorrido no Egito: A libertação da escravidão. E quando os filhos perguntassem que culto era aquele, deveriam responder: "Então direis: Este é o Sacrifício da Páscoa do Senhor..." (Êx. 12:27).

Quando Jesus Cristo viu que estava na hora do Seu sacrifício, Ele sabia que o seria no dia da Festa da Páscoa. Porque Ele era o Cordeiro de Deus que tiraria os pecados do mundo (João 1:29). A Páscoa Judaica - que significava lembrança da libertação do Egito - era praticada no dia 14 de Nissan do calendário hebraico. Na véspera da Festa da Páscoa, Jesus Cristo reuniu seus discípulos num lugar chamado cenáculo e instituiu para eles uma cerimônia. Os discípulos na ocasião não compreenderam o que estava sendo feito. Jesus mandou seus discípulos prepararem a Páscoa para comerem - Em Lucas 22:8 e João 13:1 vemos que Jesus reuniu-se com eles antes da festa da Páscoa. Sim, pois no dia 14 de Nissan, na hora em que estavam sendo sacrificados os cordeiros para a Páscoa Judaica, seria a hora em que Ele, O CORDEIRO DE DEUS, estaria sendo sacrificado na cruz, no monte Calvário. Por isso ele teve que comer a Páscoa com seus discípulos no dia anterior. Após comer a Páscoa, diz em João 13:2, Jesus iniciou a instituição da SANTA CEIA. Levantou-se, cingiu-se com uma toalha e foi lavar os pés dos discípulos - que a princípio resistiram mas depois concordaram. Após lavar os pés, Jesus ordenou que eles fizessem igual, seguindo seu exemplo de humildade. Após isso, Jesus disse que um deles iria traí-lo e que o traidor estava participando da cerimônia junto com os demais Lucas 22:21. E quando Jesus deu aos discípulos o pão e o vinho dsse: "fazei isso em memória de mim" (Lucas 22:19) - recomendando-os a celebrarem aquele ritual como memória - isto é, a cada ano no mesmo dia. Um memorial da Sua Morte. Está instituída para os cristãos a SANTA CEIA.

No dia seguinte Jesus Cristo morreu na hora do sacrifício da tarde e com Sua morte CANCELOU PARA SEMPRE O SACRIFÍCIO PASCAL que se comia todos os anos no dia 14 de Nissan, pois Ele era agora o Cordeiro Pascal, que tirara os pecados do mundo. E a carne do cordeiro que se comia na Páscoa, seria substituída pelo pão asmo que deveria se comer na Cerimônia do Memorial da Sua morte - A Santa Ceia celebrada com os discípulos - e o SANGUE DO CORDEIRO devia ser bebido também - representado pelo vinho que Ele tomou com seus discípulos, significando que "Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós". (Lucas 22:20).

Com a Sua Morte, Jesus Cristo cancelou a Festa da Páscoa feita todo ano - pois sua MORTE ERA EFICAZ e com ela cancelou para SEMPRE, na cruz, as LEIS CERIMONIAIS de SACRIFÍCIOS E HOLOCAUSTOS que haviam em Israel. Cancelou a Páscoa - no lugar dela ficou a Santa Ceia!! Única cerimônia instituída por Jesus Cristo para ser celebrada pelos cristãos. Todas as festas, cerimônias e solenidades que Deus havia dado aos judeus eram chamadas de santas convocações e eram para oferecerem holocaustos ao Senhor - Levíticos 23:37.

Vindo Jesus Cristo - o Cordeiro de Deus, estas Festas foram canceladas para sempre pois se elas serviam para expiação dos pecados ( a exemplo da grande festa do Yom Kipur) - agora não precisava mais - porque:

"Com uma só ablação aperfeiçoou PARA SEMPRE os que são santificados". "Havendo riscado a cédula que era CONTRA NÓS, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, CRAVANDO-A NA CRUZ". (Col. 2:14).

Irmãos, TODAS as Festas, principalmente a da Expiação (Yom Kipur) tinham como objetivo "sacrificar" e perdoar pecados - Lev. 4:35. Vindo Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e é o sacrifício perfeito - NENHUMA Festa resta mais - apenas a Ceia do Senhor para celebrarmos por memória a Morte do Filho de Deus, que morreu para nos conceder o direito à Salvação - sendo Seu Sangue o que nos lava dos pecados - ( o que antes era feito na festa do Yom Kipur - Expiação de pecados) e nos purifica.

JESUS CRISTO É A NOSSA PÁSCOA. LEMBREMOS DISSO A CADA SANTA CEIA COMO JESUS ORDENOU EM LUCAS 22:19.

QUE DEUS TE DE SABEDORIA PARA ENTENDER OS SEUS PLANOS! DEUS TE ABENÇÕE!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CEIA DO SENHOR

Domingo, 17/04 (14 de Nissan), estivemos na Igreja para celebrarmos a Cerimônia do Lava-pés e a Ceia do Senhor. Diferente de outras denominações, a Igreja de Deus (7 Dia) realiza este ato apenas uma vez ao ano, como recomenda a Bíblia. É um dia de festa, pois através da morte de Jesus Cristo na cruz hoje podemos fazer parte do Corpo de Cristo que é a Igreja e também temos o direito à Salvação. Jesus por amor se entregou na Cruz para morrer pelos nossos pecados. O apóstolo Paulo, escrevendo aos efésios, expôs aos convertidos dentre os gentios o plano de Deus em unir num só corpo, todos os filhos de Deus, tanto gentios quanto judeus:
"E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus". (Efésios 2:16-19).
Deus tinha um plano de unir numa só organização, gentios e judeus, ou seja, povos de todas nas nações e no tempo certo o fez. Anás, o sumo sarcedote, mesmo sem o saber, acabou por anunciar que era necessário um homem morrer não só por Israel, mas por todos e para unir todos os sinceros de todas as nações:

"E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos". (João 11:49-52).
Jesus tinha outras ovelhas, que não eram daquele aprisco (Israel), mas que era necessário agregá-las:
"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz e haverá um rebanho e um Pastor." (João 10:16).
Unir judeus e gentios não era uma tarefa fácil. Isto porque havia uma rejeição natural dos gentios por parte da Comunidade de Israel. Deus sempre considerou o estrangeiro que se chegava a Ele e lhe concedeu muitos direitos entre Seu povo. No entanto,no A.T., o número de estrangeiros que se uniam a Israel era pequeno. Uma reestruturação do judaísmo, levantando o tabernáculo de Davi que estava caído, se fazia necessário, que pudesse abrigar a todos. Neste propósito foi organizada a Igreja, que foi denominada de "O corpo de Cristo", sendo Ele, Jesus, a cabeça. Era mister alcançar, conquistar e levar ao verdadeiro Deus, povos de todas as nações, no que a nação de Israel fracassou. Relatos bíblicos nos dão conta de que a idolatria e os costumes pagãos dos povos estavam presentes na vida dos israelitas. Ao invés de anunciarem a fé, acabavam por absorver as tradições do mundo pagão.
Jesus os advertiu quando à perda destes privilégios e os surgimento de outro povo para realizar a vontade do Pai:
" Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será TIRADO, e será DADO a uma nação que dê os seus frutos" (Mateus 21:42,43).
Mais tarde, Pedro fez menção do assunto, chama aos gentios convertidos de nação santa e sacerdote real, e confirma a missão da Igreja de Deus:
"E numa pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o saverdócio real, a nação santa, o povo adquiridom para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia". ( I Pedro 2:8-10)
Tão cedo se completou o número dos israelitas salvos, os 144 mil, Deus começou a salvar os gentios, que João descreveu como sendo uma grande multidão de todos os povos e nações:
"E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois destas coisas olhei, e eis que aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos". (Apocalipse 7:4,9).
Cornélio foi o primeiro gentio aceito na nova Comunidade de Israel, ou seja, na Igreja. Deus tornou isto possível, quebrantando o coração de Pedro e fazendo-o compreender que Ele busca pelos verdadeiros adoradores, independente da NAÇÃO a que pertençam. A partir daí, veio o endurecimento temporário de Israel e os gentios suplantaram a este em número.Passaram-se anos Israel, como nação, segue rejeitando em reconhecer que Jesus é o Messias. Isto deverá perdurar até a GUERRA DO ARMAGEDOM, quando o restante ou sobrevivente deles se converterá e reconhecerá o Messias. Até lá, todavia, compete à Igreja a tarefa de, como nação sacerdotal, anunciar ao MUNDO o Evangelho do Reino de Deus. Isto requer que sejamos unidos, desenvolvamos nossos talentos e que não nos limitemos a fazer só o que nos for ordenado.
AMÉM!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

GINCANA BÍBLICA

Geovana liderando as brincadeiras
Geovana e Patrícia fazendo algumas apresentações
Irmã Giovana entregando os trabalhos feitos durante o I Trimestre/2011 pelas crianças
Mensagem transmitida pelo Presbítero Lourenço de Mandirituba/PR
Durante a preparação da Gincana
Sábado (16/04) foi um Sábado especial em nossa igreja, onde as crianças tiveram a oportunidade de organizar uma Gincana Bíblica para os adultos sob as orientações da irmã Giovana, professora do Dep. Infantil. Esta Gincana teve por objetivo proporcionar momentos de alegria e união entre os irmãos, além de testar os conhecimentos bíblicos em vários assuntos. Foram alguns sábados de preparação para que tudo desse certo e graças à Deus foi muito bom! A irmã Giovana aproveitou a ocasião para entregar às crianças os trabalhos realizados por eles durante o I Trimestre e falou da importância e responsabilidade que temos quanto servos de Deus de ensinarmos e educarmos as crianças (filhos) na Igreja, ou seja, para que quando eles forem adultos lembrarem desses ensinamentos com amor.
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará Dele" (Provérbios 22:06).
Se verdadeiramente quisermos que este versículo seja uma realidade na vida de nossas crianças, cabe a nós, em obediência a Palavra de Deus, evangelizar e discipular nossos filhos. Precisamos ensiná-los a crescer na intimidade e comunhão com Deus. Ensinar a criança no caminho em que deve andar é muito mais do que levá-la na igreja aos Sábados, é muito mais do que ensiná-la a ser religiosa, é muito mais do que ensiná-la a orar na hora das refeições, é muito mais que ler a Bíblia só no dia que da tempo, é muito mais que delegar a professora da Escola Bíblica o que Deus nos delegou como pais.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é levá-la a amar a Deus e a Jesus, seu filho, de todo o seu coração e sua alma, é ensiná-la a ter comunhão íntima com Deus, ensiná-la a ter desejo de orar, é ensiná-la a ter fome da Palavra e se alimentar diariamente, como nós nos alimentamos. É colocar a Palavra de Deus no coração e na alma deles, é ensinar a tempo e a fora de tempo, é almoçando na mesa, brincando no chão, fazendo jantar, é ensinando na hora de deitar, na hora de se levantar para a escola e quando for velho não se desviará deste caminho, pois as promessas de Deus são verdadeiras, não mudam e não falham. Creia nisso!!
No intervalo entre a Gincana Bíblica e o Culto de Louvor, prestigiamos um delicioso lanche preparado pelas irmãs. Gostaríamos também de agradecer as visitas dos irmãos de Mandirituba/PR Presbítero Lourenço, que trouxe a mensagem do Culto da tarde, irmão Edson e irmão Neno e de Blumenau/SC irmão Nilso da Rosa. E agradecemos a Deus em especial por TUDO que Ele tem feito por nós, pela Sua Igreja, pois sentimos sempre Sua presença em nós.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O LAVA PÉS E A CEIA DO SENHOR

"O LAVA PÉS E A CEIA DO SENHOR" Este é o Tema da Lição 03 deste Trimestre/2011. A Igreja de Deus (7 Dia) está se preparando para a Ceia do Senhor que acontecerá no próximo domingo (17/04) ao pôr-do-sol.

"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha". (I Coríntios 11:26)

Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, e atestamos a nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida. Assim reconhecemos a Cristo como Senhor e Salvador, tornamo-nos Seu povo e somos aceitos como membros por Sua Igreja. O batismo Bíblico deve ser realizado em Nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Dentre as ordenanças na Nova Aliança o Lava-pés e a Ceia do Senhor revestem de importância especial, pois são os que parecem dar um toque de perfeição em nosso relacionamento tanto com Cristo, bem como com sua igreja. O Lava-pés nos nivela aos demais companheiros de fé, lembrando-nos que ninguém, na verdade, é maior entre os irmãos. O que está na frente, acaba sendo, na verdade, o que serve a todos. A Ceia nos une mais a Cristo, lembrando-nos do grande sacrifício que Ele passou por nós e nos alimenta e reanima a pregarmos Sua mensagem, até que venha.

Na época de Jesus era comum e apreciada a prática de se oferecer água para os visitantes lavarem os pés. As estradas rudes e poeirentas somadas aos primitivos calçados não ofereciam conforto aos pés. As santas mulheres, no entanto, por gentileza e humildade preferiam elas mesmas lavarem os cansados pés dos santos e esta virtude foir reclamada por Paulo no curriculum das viúvas. Lavar os pés dos outros era humildade e muita virtude e só os sinceros o podiam fazer.

O Lava-pés deve ser feito antes da Ceia. A participação de Judas Iscariotes é a chave para entendermos. Note em João 13:10-12,18,19 que Judas estava presente no Lava-pés e só foi identificado depois que Jesus voltou à mesa e começou a Ceia. Está definido que esteve presente durante o Lava-pés. Os outros evangelhos confirmam que Judas foi identificado e saiu durante a Ceia. (Mateus 26:20-25; Marcos 14:17-21; Lucas 22:17-23) João aparece dar-nos a entender que duas ceias foram realizadas: A primeira, a pascal, que havia acabado (João 13:02) e quando Jesus teria comido antecipadamente a páscoa (Mateus 26:17; Marcos 14:12,14 e Lucas 22:08-15) e durante a qual nada fora dito sobre Judas, e a segunda, quando Jesus voltou à mesa (nota: se Ele voltou é porque tinha estado antes na mesa) após o Lava-pés, e aí então sim, identificou a Judas e este saiu logo (João 13:18-30). Se a Ceia do Senhor tivesse sido antes, não haveria motivo para Judas estar presente no Lava-pés, pois saiu durante a Ceia, após ser identificado.
O pão que Jesus usou na Ceia era asmo, ou seja: sem fermento. O sangue de uvas, denominado de vinho puro (Gên. 49:11; Deut. 32:14), também não deve estar fermentado ou possuir álcool. Assim julgamos melhor que nós mesmos devamos preparar tanto o pão, quanto o vinho. A Ceia é um memorial dos sofrimentos de Cristo e sua celebração anuncia a Sua morte, até que Ele venha. Só devem participar da Ceia membros da Igreja de Deus em plena comunhão. Os que não congregam por negligência, que não entregam regularmente os dízimos ou apresentem outras irregularidades no comportamento cristão, não devem tomá-la.
Cristo, como o Cordeiro de Deus, tinha que morrer no mesmo dia e hora que morria o cordeiro pascal. Por isso, celebrou a Ceia na noite do dia 14 de Nisã, logo após o pôr-do-sol do dia 13. Após a Ceia foi preso e morreu justamente à tarde do dia 14. Nós celebramos a Ceia anualmente (pois esta lembra a morte de Jesus e só se morre uma vez no ano), à noite, após o pôr-do-sol do dia 13 de Nisã, conforme ensina a Bíblia.
Cristo é nosso Cordeiro e nossa Páscoa. A Ceia pascal era celebrada em cada casa, por cada família e caso fosse pequena se juntavam em duas (Êxodo 12:3,4) e seguramente competia ao chefe ou líder da família a direção da cerimônia. A Ceia do Senhor, nos lugares em que não temos membros do ministério, pode ser ministrada, mediante autorização, pelos principais responsáveis pelos grupos ou famílias. A Ceia é uma comunhão exclusiva aos membros do corpo de Cristo não podendo se estender a visitantes. Não devemos também tomar a ceia nas denominações.

domingo, 10 de abril de 2011

SÁBADO COM CHUVA DE GRANIZO

Esta foto foi tirada quando a chuva começou. Era chuva seca, sem água.

Algumas telhas foram danificadas.

O irmão Ageu conseguiu fazer um boneco de gelo após a tempestade de granizo

Era impressionante o tamanho das pedras.
Uma forte tempestade de granizo caiu por volta das 16h 30, deste Sábado (09/04), na cidade de Curitiba e cidades da região metropolitana. Vários bairros e casas foram afetadas. O gelo cobriu algumas ruas, em frente a igreja fez um tapete de gelo. Após a chuva seca, veio a água, que durou a noite.

sábado, 2 de abril de 2011

LIÇÃO II TRIMESTRE/2011

"NÃO DEIXEMOS DE CONGREGAR-NOS"
MENSAGEM DOS AUTORES:
A IGREJA DE DEUS - representada pela União Nacional das Igrejas de Deus (7 Dia) no Brasil - nos brinda com a oportunidade de orientar nossa vida, embasados nos princípios Cristãos descritos nas Sagradas Escrituras, dentre os quais abordaremos alguns neste II Trimestre de 2011. No objetivo para o qual Deus nos criou: "... somos filhos de Deus" (I Jo. 3:1,2), está inserida uma nobre missão a cumprir conforme preceitua o evangelho de Mateus no seu capítulo sexto versículo trinta e três. Ele nos deu um rosto para sorrir, um coração para amar, uma boca para falar, braços para abraçar, mãos para Servir e pés para sair a procurar aqueles que não conhecem a Jesus. Temos, pois, uma missão urgente a realizar. As pessoas estão ao nosso redor, necessitando receber a mensagem de salvação. Nós somos responsáveis por elas. Para ser bem sucedidos como ganhadores de almas precisamos ter primeiro correta relação com o nosso DEUS. Buscando a santificação (Heb. 12:14) estaresmos nos aperfeiçoando. Não podemos conduzir outros a Jesus se Ele não estiver ao nosso lado. A preparação necessária para ganhar almas inclui o estar em harmonia com Deus e com os outros por meio da habitação do Espírito Santo no coração. O título geral deste trimestre destaca a importância de congregarmos. É na igreja que buscamos comunhão com o Criador. É na Igreja que nos relacionamos uns com os outros e nos fortalecemos mutuamente em Cristo Jesus. Noé antes que viesse o Dilúvio sobre aquela geração, pregou uma mensagem de advertência durante 120 anos. Antes do cativeiro babilônico, numerosos profetas advertiram Israel por muitos anos. João Batista, Jesus e os apóstolos transmitiram o evangelho e a última mensagem de advertência à nação judaica, antes que finalmente fosse julgada e tropeçassem na pedra de tropeço, os quais por essa transgressão, veio a salvação aos gentios. Hoje o mundo se dirige rapidamente para o maior de todos os juízos de Deus, o qual encerrará a terrível história do pecado. A IGREJA DE DEUS se empenha em proclamar todos os aspectos do evangelho do Reino elucidado nas Escrituras. Cristo está convidando Seu pov para NÃO DEIXAR DE CONGREGAR, ao mesmo tempo convida o Seu povo a partilhar o Seu amor salvífico com toda NAÇÃO, TRIBO, LÍNGUA E POVO, convidando-os a manifestar viva a fé em Jesus Cristo unindo-se sobre a plataforma da lealdade a todos os Seus mandamentos. Os preceitos que estudaremos durante o trimestre nos auxiliarão a prosseguir em busca da santificação.
ÍNDICE:
01. - A ORAÇÃO
02. - O SÁBADO
03. - O LAVA PÉS E A CEIA DO SENHOR
04.- SÁBADO DE 12 OU 24 HORAS?
05.- O VÉU E SEU USO
06. - A SAUDAÇÃO BÍBLICA
07. - ÓSCULO SANTO
08. - O VALOR DA COMUNHÃO
09. - A INSTITUIÇÃO DO DOMINGO
10. - O BATISMO EM NOME DO SENHOR JESUS
11. - OS DONS ESPIRITUAIS E OS MINISTERIAIS
12. - O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
13. - DÍZIMOS E OFERTAS AO SENHOR
Faça seu pedido agora mesmo entrando em contato com a UNID